sábado, 4 de fevereiro de 2012

Recuperar Orquídea

















Foi simples e fácil e recuperei duas orquídeas.


A primeira foto, feita no dia que coloquei na UTI;


A segunda foto, mostra os brotos e as raizes 3 meses depois.



MATERIAL UTILIZADO:

Uma garrafa pet transparente, cortada ao meio - Dez gotas de Complexo B em um litro d'água - Um pouco de sphagno.


PREPARO:

Umideça o sphagno na água com o complexo B - Coloque na parte do fundo da garrafa - A orquídea em cima do sphagno - Feche a garrafa com a outra metade - Lacre com fita adesiva larga e transparente - Deixe no orquidário, local com 60% de sombreamento.

IMPORTANTE:

Só abrir após 3 ou 4 meses, quando as raizes estiverem prontas para replante, de 3 a 4 cm.

Ou se observar que a planta não está bem.

Se a planta for muito grande, pode ser utilizado "Saco Plástico".

93 comentários:

  1. Ôi, boa tarde. Excelente dica, fiquei na dúvida - será que não é necessário deixar o ar entrar? Agradeço desde já sua informação, Tina

    ResponderExcluir
  2. Azinheira, me desculpe o atraso pela resposta, mas não é necessário, ela deve ficar bem protegida, se mantendo apenas com
    as gotas de água que automaticamente cria no recipiente.
    abraços

    ResponderExcluir
  3. Bete, o seu blog é ótimo! Vou seguir as suas dicas e cidar melhor das minhas orquídeas.
    Beijos
    Carla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por ter gostado e volte sempre
      abraços e um lindo dia

      Excluir
  4. Olá Bete preciso de ajuda
    tenho uma phalaenopsis,ela está com apenas 1 folha,e nascendo uma com 5 cm,e com aste nascendo um brotinho, mas as raizes secas e podres,tenho vitamina 101010,o que faço,se for fazer uti posso colocar mesmo tendo as aste com brotinho ela não morre? me ajuda estou dexesperado não quero perdê-la.

    ResponderExcluir
  5. Oi e boa tarde
    primeiro observe se é broto ou raiz, se for haste floral seu cortaria para não judiar muito da planta.
    Pode utilizar a 10-10-10, tenho certeza que em breve estará recuperada.
    abraços

    ResponderExcluir
  6. Obrigado Bete pela dica,na Aste ela realmente com brotinho de flora,cortei as raizes e lavei bem,fiz todos procedimentos da UTI,Ela coube direitinho dentro da Pet,mas como não tinha o complexo B para colocar no esphagno,coloquei 101010 mesmo,vamos ver se ela sobrevive,espero que sim,te enviarei fotos do resultado,um Bom Dia, Abraços

    ResponderExcluir
  7. Vou aguardar notícias e qualquer dúvida é só falar tá.
    abraços e uma linda noite

    ResponderExcluir
  8. Oi Bete.... boa recomendação. Já consegui recuperar diversas orquídeas com esse processo.
    Parabéns pelo Blog
    Abraçõ
    Régis (Reginaldo Bueno)

    ResponderExcluir
  9. Obrigado Regis
    abraços e um lindo dia

    ResponderExcluir
  10. Isso vale para todas as Plantas?
    Das grandes as pequenas?
    Das que gostam de umidade até as que não?
    funciona também para Plantas recém saídas da sementeira que ainda tem poucas raízes?
    Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriel
      As que recuperei eram híbridas BLB ou LC, Cattleya e Laelia, mas acredito que sim, se fizer vá observando como ela reage.
      Não esqueça que o substrato colocado no fundo da pet é apenas umido e mão molhado e vai mantendo úmido com o suor da própria garrafa.
      abraços

      Excluir
  11. olá beti estou vendo que seu blog vai ser muito útil pra mim....tenho uma orquidea que está amarelando as folhas e os bulbos e queria saber a causa...se puder me responder ficarei grata!!!!bjss com carinho!!!estou te seguindo..

    ResponderExcluir
  12. Oi Viviane
    Excesso de luminosidade?
    Envie fotos da planta no meu e-mail, quem sabe posso ajudar.
    abraços

    ResponderExcluir
  13. Oi Bete, comprei hoje num supermercado uma muda de Oncidium Sharry Baby, como ela está ainda muito pequena, posso colocá-la na UTI?
    Ela está plantada no sphagnum com isopor!

    ResponderExcluir
  14. OI Rodrigo, olha na minha humilde opinião, se a planta está com saude, não deve, deixe que ela vai se desenvolver.
    abraços e um bom domingo

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde! no lugar do sphagno, pode usar estopa de pano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, nunca utilizei, mas se apertar e deixar apenas úmida acredito que sim.
      Assim que eu precisar da estufa vou fazer um teste com estopa.
      abraços

      Excluir
  16. Parabéns pelo sucesso na recuperação destas duas meninas, que venham lindas florações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Willy, pois a Cattleya violacea está linda.
      abraços

      Excluir
  17. que legal isso Bete,eu não levo muito jeito com as plantas perdi uma catleia e um phalaenopsis,quase perdi outra esses dias,mas agora ela já está ótima linda e viçosa,desculpe escrever os nome errados,é muito difícil..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiz com uma planta que não queria perder e deu certo ela está linda.
      abraços

      Excluir
  18. Oi, preciso de uma ajuda!!! Tenho uma phal que est'a muiiito feia digo est'a debilitada sem nenhuma raiz, todas apodreceram e acabaram secando!!! Ela 'e muito grande não consegui saco grande ai corte e juntei três garrafas pets para fazer a uti...Tentei uti, mas no 1º e 2º dia deu mofo, o que faco??? Tento colocar na uti novamente???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser colocada em saco de lixo.

      Exprema o Substrato não deixe água, ela vai subreviver com as gotículas que formam quando as gorrafa ou saco.
      Pode colocar sim.

      abraços

      Excluir
  19. Olá! Bete peço uma dica novamente... coloquei minha phal pela 3º vez na uit e apresentou mofo novamente... Obs.: Coloquei no fundo da garrafa fibra de coco.
    O que faço... coloco na uti, ou em uma árvore?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu colocaria na árvore, que é o habitat dela.
      abraços

      Excluir
  20. Oi Bete tenho uma Phalaenopsis branca que pedeu todas as folhas, ela ta no vaso transparente. Tem como salva-a na UTI tbem ou tem outra maneira.
    obrigada
    Elisete

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas, está com vida?
      tem raizes novas?
      abraços

      Excluir
  21. Olá, boa tarde, muito interessante essa técnica de recuperação, mas o que vem a ser esse complexo B e onde se compra?

    ResponderExcluir
  22. Parabéns pela técnica de recuperar orquideas, só desejo saber o que é o complexo B e onde se compra. Helena / MG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Complexo B - vitamina infantil em gotas você encontra em farmácias.
      abraços e obrigada

      Excluir
  23. Olá Bete, adorei o seu blog. Parabéns!
    Gosto muito de plantas, mas, despertei para as orquídeas recentemente. Já adquiri algumas mudinhas, e estou começando a conhecer um pouco sobre elas, para saber como cuidá-las. Plantei umas diretamente na terra, pois não sabia que elas não gostam rsrs. Vou ter que providenciar o substrato para mudá-las. Conto com as suas orientações, para que futuramente eu possa ter um orquidário tão lindo quanto o seu. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada e obrigada também pela visita.
      Se eu puder te ajudar, como cultivar, conte comigo .
      abraços

      Excluir
  24. ola bete sou nova aqui pois estou tendo poblema com minhas orquides estao com pragas um tipo de podridao no bulbo eu nao consigo acabar com ele a tambem estao com folhas amareladas me de uuma dica obrigada

    ResponderExcluir
  25. ola bete bom dia eu queri saber de uma coisa estou com plantas em casa que estao com doenças o bulbo estao apodresendo eu queria saber qual veneno eu poderia usar obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosana
      Minha opinião:
      -Tirar a planta do vaso - cortar todos os bulbos que estão mole, va cortando até o ponto que o o rizoma estiver limpinho, sem nem uma manchinha escura.
      Daí coloca no corte da planta canela em pó, pode também pulverizar sobre o substrato e deixar um pouco perto do corte.
      A parte pobre que retirou da planta, não coloque no lixo, taca fogo queima mesmo.
      abraços

      Excluir
  26. Olá Bete boa tarde, adorei sua dica da UTI... sou iniciante nas orquideas e tenho uma que acredito ser alguma espécie de Catleya, dessas que encontramos na mata, e ela esta com dois bulbos e uma folha em cada bulbo. Só que parece que as raízes estão podres e não vejo raíz nova, porém, as folas estão verdinhas. Gostaria de saber de vc se seria uma boa idéia colocar na UTI?? E caso for o que eu posso colocar no lugar do sphagno, pois aqui na cidade que eu moro não encontra pra vender. e também eu tenho a vitamina B em comprimido, pode ser?
    Aguardo suas dicas.
    Grata e parabéns pelo seu blog, são ótimas suas dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Duas coisas:

      No lugar de sphagno você pode utilizar uma atadura, deixe muito limpo tirando todas as raízes mortas, lave bem o rizoma com escova de dentes. Agora é só enfaixar enrole a faixa inteira deixando-a abaixo do rizoma uns 2 cm. e amarre. Molhe no adubo, aperte para tirar o excesso de líquido(se ficar muito molhado apodrece)levemente úmido.
      Outra seria fazer o replante em carvão puro em cubos pequenos mais ou menos 2 cm.
      Vitaminha B em comprimido nunca utilizei, demora para dissolver e não gosto do cheiro.

      abraços

      Excluir
  27. Olá estou amando o seu blog, gostaria de uma ajudinha.
    Ganhei uma Phalaenopsis e após a sua floração mudei ela de vaso pois estava com a raízes tudo pra fora, e cortei a haste também, agora tenho notado que as folhas estão ficando murchas e a haste metade verde e a outra metade da ponta marrom, um lado das folhas ainda está durinha porem o outro lado que tem 3 folhas todas estão murchas. O que devo fazer não quero perder minha orquídea. Na minha casa elas ficam na varanda onde bate um pouco de sol mais evito deixa-las expostas,pois notei que estava começando a amarelar. Moro em Minas Gerais na cidade de Uberaba o clima aqui é quente quase que o ano todo.
    Como faço pra mandar uma foto dela pra você me auxiliar nos cuidados com ela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada ZUZU
      Vamos ver se consigo ajudar.
      -Haste cortada ela pode brotar vindo outra haste floral ou um keiki, como também pode secar.
      -Replante, folhas secas pode ser sinal de desidratação, ela estava acostumada com substrato velho o que retém mais água que o novo, tente não deixar secar totalmente.
      -Sol direto queima folhas cuidado.
      abraços e obrigada pela visita
      beteorquidea@hotmail.com

      Excluir
  28. Então Elisabete, tenho medo de ficar colocando muita aguá e apodrecer as raízes, te enviei umas fotos por e-mail pra ver se tem salvação. Obrigada pela ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente apodrece raízes, faz o seguinte:
      coloque um litro de água em um balde, 10 gotas de complexo b, coloque a planta e deixa por umas horas, depois tira e deixa a água escorrer. se tiver desidratada tem que hidratar.
      abraços
      vou ver o e-mail

      Excluir
  29. Prezada senhora Elisabeth, tenho quatro orquídeas, e três dessas uma phaleanopsis, uma denphal alba e uma encyclia dichroma, recentemente ganhei um tronco bem grande o qual adaptei para ser utilizado, transferir essas três espécies para o tronco e depois de um tempo observando e deixando-as amarradas, dei uma pulverizada com a calda bordalesa, pois as mesmas pareciam que pegaram uma praga que apareceu primeiramente na phaleanopsis, mas como ficam umas distante das outras não acredito que foi dela, mas ai ficaram melhor, agora que o tronco esta sendo utilizado, notei crescendo uns três cogumelos, aleatoriamente, os quais removi com uma pequena espátula e fiz uma pesquisa sobre os mesmos, descobri algumas coisas; entretanto como descobri esse seu blog e que você responde aos amigos das orquídeas; então gostaria de saber o que fazer e se são bons ou ruins, o que você acha? Soube através das pesquisas que o cogumelo era sinal de fungos, e seus cruzamentos, e que os mesmo fungos eram amigos das orquídeas, pois as mesmas mantêm uma íntima relação com os mesmo, que através de substâncias próprias nas suas raízes, mantêm essa relação com os fungos na medida e equilíbrio adequado, no entanto se você puder acrescentar e compartilhar comigo conhecimento sobre o surgimento de cogumelos nos troncos, tenho necessidade de adquirir mais conhecimento sobre isso. Desde já agradecido Luciano.
    Romanos 1:20 - " Pois as suas [qualidades] invisíveis são claramente vistas desde a criação do mundo em diante, por que são percebidas por meio das coisas feitas, mesmo seu sempiterno poder e Divindade, de modo que eles são inescusáveis,".

    ResponderExcluir
  30. Prezada senhora Elisabeth, tenho quatro orquídeas, e três dessas uma phaleanopsis, uma denphal alba e uma encyclia dichroma, recentemente ganhei um tronco bem grande o qual adaptei para ser utilizado, transferir essas três espécies para o tronco e depois de um tempo observando e deixando-as amarradas, dei uma pulverizada com a calda bordalesa, pois as mesmas pareciam que pegaram uma praga que apareceu primeiramente na phaleanopsis, mas como ficam umas distante das outras não acredito que foi dela, mas ai ficaram melhor, agora que o tronco esta sendo utilizado, notei crescendo uns três cogumelos, aleatoriamente, os quais removi com uma pequena espátula e fiz uma pesquisa sobre os mesmos, descobri algumas coisas; entretanto como descobri esse seu blog e que você responde aos amigos das orquídeas; então gostaria de saber o que fazer e se são bons ou ruins, o que você acha? Soube através das pesquisas que o cogumelo era sinal de fungos, e seus cruzamentos, e que os mesmo fungos eram amigos das orquídeas, pois as mesmas mantêm uma íntima relação com os mesmo, que através de substâncias próprias nas suas raízes, mantêm essa relação com os fungos na medida e equilíbrio adequado, no entanto se você puder acrescentar e compartilhar comigo conhecimento sobre o surgimento de cogumelos nos troncos, tenho necessidade de adquirir mais conhecimento sobre isso. Desde já agradecido Luciano.
    Romanos 1:20 - " Pois as suas [qualidades] invisíveis são claramente vistas desde a criação do mundo em diante, por que são percebidas por meio das coisas feitas, mesmo seu sempiterno poder e Divindade, de modo que eles são inescusáveis,".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Luciano.
      Não sei responder sobre esses cogumelos, tenho orquídeas em madeira casca de peroba, não vi nas minhas plantas(madeiras). Vou falar com um amigo orquidófilo o que ele me dizer eu passo para você. tá
      abraços e boa noite

      Excluir
  31. Ok, Elisabeth. Muito obrigada, hoje, dia 03/06/2013 segunda-feira, eu comprei o complexo B, para aplicar em minhas orquideas, desde uma espécie de oncidium, como nas outras que comentei, como nunca apliquei, você poderia me dar alguma dica?? ok, espero retorno, também se tiver sobre os cogumelos em troncos onde tenham orquideas.
    Até mais luciano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Complexo B eu aplico juntamente com adubo, utilizo o Peter 20-20-20, uma colher de café e 10 gotas do complexo B para cada litro d'água.
      Quanto aos cogumelos a informação que tive não foi boa
      "Quando começa aparecer o correto é trocar a madeira"
      Espero ter ajudado.
      abraços

      Excluir
  32. Prezada, sra. Elisabeth,
    bom dia, gostaria de saber? Uma Vanda tem raízes novas e mais velhas, sendo que, as mais antigas começam a secar e ficam parecendo até fiapo seco, sendo que a Vanda se renova e esta emitindo raízes novas, o que faço com as antigas, deixo que caiam? ou eu mesmo vou e faço a limpeza cortando na base as antigas?
    Aguardo retorno, Luciano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciano
      Se as raízes estão secas, não vejo problemas em cortá-las pois, eu corto mas, tudo que corto por menor que seja, sadio oi doente, coloco no local uma camadinha de pomada nebacetim e canela em pó, posso , por algum motivo deixar de colocar nebacetim ,
      mas, canela em pó jamais vou deixar de colocar.
      abraços

      Excluir
  33. Oi bete,por gentileza gostaria que me ajudasse,coloquei um produto pras folhas que ganhei nas minhas orquideas e elas acabaram murchando e algumas estao amarelando as folhas,inclusivel uma que está com flor,o que devo fazer me ajude por favor.

    ResponderExcluir
  34. Achei muito interessante a ideia da UTI, fiz uma experiencia, porém as poucas raizes que estavam em bom estado ficaram mofadas, com uma camada branca sobre elas. Retirei, lavei e deixei secar por algumas horas, retirei a água excedente e recoloquei na garrafa, será que cololquei muita água? Me ajude por favor. Obrigada

    ResponderExcluir
  35. Oi Ilson.
    Não entendi muito bem, mas vou tentar.
    Complexo B , vendido em farmácias, utilizo o Berotec Jr, e utilizo 10 gotas para cada litro de água, junto com adubo foliar que normalmente é uma colherzinha de café para cada litro de água e a cada três meses, coloco junto a esta misturo de 5 a 10 gotas de detergente neutro(tem cochonilha que não gosta de detergente), no caso de recuperar, molho e sphagno e de adubar ,pulverizo.
    Se tiver dúvidas me fala tá.
    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ilson, você perguntou sobre a Isabelia Pulchella e ainda é pequena.

      Veja com o Fernando : http://galleraniorquideas.blogspot.com.br/
      abraços

      Excluir
  36. Olá Bete estou adorando seu blog parabéns. preciso de ajuda, minha Cattleya parece estar com um bulbo podre o que devo fazer? como te mando uma foto para dar uma olhada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, a primeira coisa que eu faria ,seria cortar o bulbo até o rizoma, olhe se o rizoma está limpinho sem mancha escura, se tiver mancha corte mais um pedacinho, até encontra-lo limpinho. Após, coloca no rizoma bastante canela em pó onde cortou. Não tenha receio a canela é bactericida e fungicida.
      Meu e-mail beteorquidea@hotmail.com.
      abraços

      Excluir
  37. Tenho uma Laelia Fidelensis adulta. Estava indo bem, mas notei que suas folhas estavam amarelando. Depois caíram. Ela tem quatro bulbos, três deles estão amarronzados e um verdinho. Que faço? Seguindo suas dicas, coloquei hoje ela na UTI que vc ensinou fazer. Devo fazer algo mais?

    ResponderExcluir
  38. Enock
    Infelizmente não posso ajudar, a minha também não está bem, acho que vou ter que colocar também em UTI.
    abraços

    ResponderExcluir
  39. Menina...amei o blog! Vou fazer nas minhas orquídeas que estão doentinhas!
    Bjos mil!!!!! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wi, espero de coração a recuperação, todas que coloquei recuperaram e as raizes vieram forte, no final de semana coloquei uma mini Phalaenopsis , desejo recuparar como as outras.
      abraços e boa sorte.

      Excluir
    2. Bete, a orquídea está saudável, mas começou a aparecer um tipo de fungo nas folhas, de coloração branca, como uma pluma. O que devo fazer, estou com medo de destruir as orquídeas. Eu moro numa cidade onde ocorre muitos fungos e mofos. Devo retirá-las ou insistir??
      help!!!! :(

      Excluir
    3. Está na UTI ?
      O Substrato que colocou estáva levemente úmido?
      Está no orquidário, junto com as demais?
      Estou com uma mini Phalaenopsis e está indo bem, até o momento.
      Ela pode estár com mofo, tire a planta lave bem com escova de dentes e sabão. e deixe a planta pelo menos um dia na água com vitamina B12 e faz o replantio normal dela e vá observando.
      Pode não ter gostado da UTI.
      Abraços

      Excluir
  40. Pois é. Está sim no substrato, junto com as demais orquídeas. As raízes estão muito boas, mas é só essas "plumas" que apareceram nas folhas, e como aqui tudo pega mofo e fungo, fiquei com medo deste fungo destruí-las. Vou lavar elas e seguir sua orientação.
    Bjocas,
    Mt obrigada :)

    ResponderExcluir
  41. Qualquer dúvida fale tá, se puder te ajudo.
    abraços

    ResponderExcluir
  42. Olá ..dei uma vanda pra minha esposa, a raiz dela está bem preta e murcha desde de quando comprei, o que fazer com ela não gostaria de perde-la ...faço da mesma maneira coloco na garrafa pet também ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me perdoa Eduardo mas nunca coloquei uma Vanda na UTI.
      Vai uma dica, pulverize por vários dias complexo B, eu utilizo Berotec Jr.
      Mole sua Vanda duas vezes por dia, logo emitira raizes novas.
      Abraços
      Bete

      Excluir
  43. Posso usar o berotec ao invés de complexo B?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vânia.
      Desculpe o atraso.
      Pode sim, eu uso o berotec jr., inclusive na adubação, coloco junto com o adubo de 5 a 10 gotas por litro d'água.
      abraços

      Excluir
  44. Boa tarde! tenho uma chuva de ouro com alguns bulbos sem folha e algumas folhas amarelas.. está sem haste. Posso colocar dentro da PET? Agradeço desde já! Abraço!

    Laura Amaral

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Laura, acredito que sim, boa sorte.
      abraços

      Excluir
  45. Bethy, você até pode me processar por isso mais eu roubei a sua ideia, a eu a aperfeiçoei ela, ao invés de uns apenas para recuperar orquídeas, eu estou usando esse mesmo esquema, mais só que com algumas pequenas mudanças para eu poder manter as orquídeas por longos períodos de tempo(não apenas recuperar, mais também, criar e prosperar...).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que processar que nada, boa sorte e parabéns.
      abraços

      Excluir
  46. Ola Bethy...amei seu blog,mt util...parabéns.
    Tenho uma Vanda...ela esta em nenhuma raiz e as folhas estão amarelando. Como a Vanda necessita mais de agua q as demais orquideas,poderia deixa-la algumas hrs no soro e a vitamina e diariamente ir molhando ela com essa mistura? Pois temo por utilizar a UTI e ela vir a morrer.

    ResponderExcluir
  47. Olá Bethy. Tudo bem? Tenho uma orquidea phaleno e ela estava saudável. Costumo borrifar água com vitamina B nas folhas e adubar em algumas épocas. Porém a gatinha de estimação da mimha irmã subiu onde ela estava e arrancou todas as folhas. Sei que é dificil que ela resista a isto, mas você acha que tem alguma chance ou algo que eu possa fazer?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  48. Graças a Deus bem.
    Se ele arrancou somente as folhas, lava muito bem principalmente onde ele mordeu, replante, coloque estaca deixa bem fixa, semelha canela em pó por toda a planta e vá observando.

    ResponderExcluir
  49. Ola sou nova com orquideas. minha phalaenopsis foi devorada por uma lagarta, quando eu vi ela possuía apenas uma folha tentei ajudar mas no fim a ultima folha morreu mas as raizes estão boas o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  50. Oi Letícia
    Se as raizes não foram afetadas, se a planta fosse minha, onde ficou a marca que ela mordeu, tentaria lavar com escova de dentes e passaria pomada nebacetim , como também pulvezaria com canela em pó ou cha de canela em pau, deixe a planta (tronco que sobrou0 sem qualquer movimento. Qualquer coisa me fale.
    abraços

    ResponderExcluir
  51. Boa tarde Bethy,
    Ofereceram-me uma uma Vanda que está a perder as raízes.
    Coloquei-a pendurada numa janela com muita claridade.
    No entanto, noto que tem uma aste floral a nascer.
    Tenho medo que aborte pois noto que as raizes estão a secar.
    O que posso fazer para salvar esta Vanda? Estou muito preocupada.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  52. Boa tarde Bethy,
    Ofereceram-me uma uma Vanda que está a perder as raízes.
    Coloquei-a pendurada numa janela com muita claridade.
    No entanto, noto que tem uma aste floral a nascer.
    Tenho medo que aborte pois noto que as raizes estão a secar.
    O que posso fazer para salvar esta Vanda? Estou muito preocupada.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Zina.
      A Vanda é uma das mais fáceis de cultivar, faça um chá de canela (como se fosse para tomar + SEM AÇUCAR) e borrife por toda planta.
      Não deixe pegar sol direto, pode queimar toda planta, molhe a planta duas vezes ao dia, rapidinho ela vai estar com lindas raizes, abube a cada 15 dias.
      Qualquer coisa me fale.
      abç

      Excluir
  53. Obrigada Bethy. Assim farei.
    Posso usar complexo B para adubar quinzenalmente? Obrigada.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode sim, pode ser colocado junto com o adubo, utilizo o berotec e coloco 10 gotas para cada litro de água.

      Excluir
  54. Olá Bethy. As duas molhas diárias são só com água ou com o chã dr canela?
    Obrigada.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não,não água purinha, replantei as minhas está com um mês e as raizes novas estão surgindo bem forte.
      Veja as raizes secas e corta.
      abç

      Excluir
  55. Oi amiga, a UTI já mé ajudou porém comprei uma vanda em uma ponta de estoque kkkk mas as raízes não está muito bem, será que a UTI funciona pra ela tb??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Paula, nunca coloquei vanda em UTI, replantei pela primeira vez as minhas vandas e estão com raizes lindas, segredo das vandas, lugar quente e muita água até 3 vezes por dia as raizes vão sair lindas.
      Abraços

      Excluir
  56. Oi amiga, a UTI já mé ajudou porém comprei uma vanda em uma ponta de estoque kkkk mas as raízes não está muito bem, será que a UTI funciona pra ela tb??

    ResponderExcluir
  57. Olá Beth, tenho algumas orquídeas, mas não sei o nome delas.. tenho duas que foram murchando e secando, estão secas e horríveis.. será que consigo recuperá-las? Estão sem nenhuma folha, parece que morreram... =( Se você tiver um tempinho gostaria de mandar foto delas no seu email para vc me dar umas dicas, pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode enviar sim
      beteorquidea@hotmail.com
      abraços

      Excluir
  58. Olá...já fiz por duas vezes..mas sempre no segundo ou terceiro dia estão mofando..por que será?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francieli Bom dia,
      Para colocar a planta na estufa, temos que colocar um pouquinho de substrato, este deverá estar quase seco, mais seco que molhado, dentro da garrafa forma gotículas de água que vai mantendo o substrato quase seco, se estiver molhado ou muito úmido, mais a gotículas de água que forma a orquídea vai ficar por um período longo molhada e não vai aguentar.
      abç

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...