terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Stelis - Orquídea - Gênero Botânico

Stelis :

Gênero botânico pertencentes à família das Orquídeas.

Etimiologia:

O nome refere-se à sua semelhança a uma planta epífita conhecida como erva-de-passarinho.

Distribuição:

Existem mais de oitocentas espécies de Stelis espalhadas pela América tropical, sendo que entre cerca de cinquenta e cem no Brasil. A incerteza no número de espécies da flora brasileira é devido ao fato de nenhum estudo detalhado dessas espécies ter sido publicado em muitas décadas. Conforme o autor encontramos dezenas de espécies consideradas sinônimos e outras consideradas válidas.

Descrição :

São plantas epífitas de crescimento cespitoso, habitantes de florestas úmidas, que apresentam certa variedade vegetativa, porém muito pouca a variedade quanto à floração. Quando encontra-se fora do período de floração, e sem vestígios de hastes secas, podem ser facilmente confundidas com confundidas com Pleurothallis.Embora suas flores sejam diminutas, florescem em longos e abundantes racemos densamente carregados tornando-se assim bastante decorativas. A pouca variedade no formato de suas flores, bem como sua dimensão mínima, também tornam dificílima a identificação das espécies dentro do próprio gênero.

As flores normalmente são triangulares, com sépalas curtas, mais largas que longas, abertas em um plano. As pétalas são espessas, mas tão pequenas que em algumas espécies só são visíveis com lupa. Geralmente confundem-se com o labelo e a coluna, também mínimos. Suas cores variam do verde escuro ao vinho, de quase transoarente a tons pálidos de amarelo ou verde claro.

Um fato interessante sobre algumas dessas plantas, é o hábito que suas flores possuem de se fecharem quando não há luz ou o ar está seco e depois abrirem novamente. Outras fazem justamente o contrário, abrindo-se quando a pouca luz.

Origem : Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...