domingo, 25 de março de 2012

Oncidium jonesianum Reichb.f.

Oncidium jonesianum Reichb.f. do blogdabeteorquideas

















Oncidium jonesianum Reichb.f. do blogdabeteorquideas













































ONCIDIUM JONESIANUM REICHB.F.

É uma espécie encontrada na Bolívia, Brasil, Argentina e Paraguai, pertencente ao amplo gênero do Oncidium Sw., com cerca de 600 espécies distribuídas pelas matas.



O Oncidium jonesianum Reichb.f. possui pseudobulbos roliços, fino e comprido, lembrando uma folha de cebola compacta, que pode variar de tamanho, seja no comprimento opu espessura. De uma base sai a haste floral com inflorescência de uma a 15 flores, com média de 3 a 5 cm de diâmetro cada uma. Pétalas e sépalas de cor marrom claro ou creme pintalgada de marrom-avermelhado, com labelo branco eventualmente pontilhado de pequenas manchas ocre e coluna avermelhada, com mácula amarela na base do labelo.



Pode ser plantada em vasos com bia ventilação e usando como substrato preferencialmente pedaços de lascas com casca de madeira rugosa sem tanino. Evite colocar xaxim muito desfibrado que com o tempo acabem virando pé e sufocando as raízes que apodrecem. Pedaços de tronco de coqueiros (qualquer um), secos e tratados também são muito bons para o plantio, o ruim é que não são duráveis.



Tendo uma árvore no seu quintal ou jardim, pode ser plantado direto nelas, querendo um orquidário vertical em sua casa. As flores são graciosas naquilo que particularmente chamo de “minhas orquídeas carijós”



Fonte : Orquidário Cuiabá



Ganhei de uma pessoa que gosto muito. Um grande abraço menina a planta está linda.

2 comentários:

  1. Bete tenho uma mine bem parecida com essa porém ao invés de pintinhas são listras e onde e'amarelo tem bolinhas rosas.amo as mini e as micro bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ser linda Giselle.
      Acabei de perder este Oncidium, estou atrás de outro para compra.
      abraços

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...