sexta-feira, 27 de abril de 2012

As virtudes que uma "orquídea perfeita" deve ter

 AS VIRTUDES QUE UMA ORQUÍDEA PERFEITA DEVE TER


Foi o filósofo Platão o responsável pela idéia de forma perfeita, quando afirmou que qualquer irregularidade no movimento planetário discordava de seu universo idealmente perfeito. Todos os corpos deveriam ter esferas perfeitas e mover-se em círculo. Todavia ele foi contestado por Kepler, que desmentiu a idéia platônica celeste, provando que os planetas giravam em torno do Sol, mas em elipses. Já na concepção freudiana, a forma redonda é a representação sexual do útero.
A verdade é que a forma arredondada sempre expressou o equilíbrio psíquico do Homem. Historicamente ela encontrou representações em todas as civilizações: entre os astecas, a Roda do Sol. Na idade Média, era o símbolo alquímico do micro e macrocosmo. Na magia, o círculo mágico.





As formas circulares também fazem parte, atualmente, dos critérios para julgamento de orquídeas. Muito tempo depois de todo o aprofundamento filosófico de Platão e Kepler, e depois da adoção nas mesmas formas circulares como símbolos mágicos, psicológicos ou energizantes, apareceram os julgamentos das orquídeas e foram estabelecidas as seguintes técnicas:

 


Laelia briegri

. Os segmentos da flor deve se encaixar dentro de uma circunferência imaginária. Suas pétalas e labelo devem formar um triângulo eqüilátero e suas sépalas também devem estar

Dispostas de maneira a formar outro triângulo inversamente superposto. As pétalas devem ser as mais redondas possíveis. E que superponham. As sépalas deverão ser
Largas e simétricas, evitando vãos.

. O labelo deve ser proporcional, com lóbulo frontal arredondado, bem plano.

. A flor, quando vista de lado, deve ser razoavelmente plana.

. O labelo deve curvar-se para baixo e não em saliência, em ângulos retos com o plano das pétalas. E das sépalas.

A verdade, porém é que com a existência dessas normas nos tornamos mais exigentes, mas continuamos a apreciar nossas primeiras plantas, mesmo que suas flores não tenham a perfeição de forma que tanto desejamos.

Um alento para os principiantes que deve saber que não são as plantas consideradas tecnicamente perfeita, ou as plantas de alto preço que podem encantar o orquidicultor : a beleza, a perfeição, o colorido exuberante, são virtudes que também existem nos exemplares mais singelos.

Revista O mundo das Orquídeas nº 1 – página 58 e 59


4 comentários:

  1. Passando para conhecer o seu blog e retribuindo a visita.
    Bjus.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela visita
    abraços e um lindo feriado

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela visita e o carinho Bete,nossas as flores,são realmente um encanto,dentro do meu jeito e imaginação tento colocar a escrita e flores em comum acordo, pois acho fascinante as duas, todas se transformam não é?!
    bjsss

    ResponderExcluir
  4. Sim Roberta concordo plenamente.
    Obrigado pela visita
    abraços e um lindo feriado

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...