quarta-feira, 25 de abril de 2012

Orquídea híbrida "Porque Hibridar"

 
 

Há muitas razões evocadas por orquidófilos, pesquisadores, comerciantes e curiosos, desde o entusiasmo de um iniciante e o sonho de alcançar a fana por criar um híbrido sensacional, passando por pesquisadores conscientes e chegando à maior parcela dos atuais são da flor, na adaptação a outras temperaturas, à frequência e data de floração, etc.dos atuais hibridadores que são alguns comerciantes, sempre necessitando de novidades ara atender à crescente denanda do consumo.

Mas o que é a planta ? Basicamente é o cruzamento de suas espécie diferentes. Mas ao contrário do que se poderia imaginar, as flores híbridas, mesmo as mais belas não têm o mesmo valor das espécie. Por que?

Porque, em geral as espécie já estão quase todas registradas pelos orquidófilos, pesquisadores ou não. É obra da natureza e não pode ser criada pelos homens. Isto significa que terá sempre o seu valor, mesmo que não seja tão bela.

Já o mesmo não ocorre com os híbridos, pois a ânsia de perfeição leva os homens a fazerem cruzamentos cada vez mais apurados em busca da melhor planta, seja na resistência às pragas, na duração e dimensão da flor, na adaptação
a outras temperaturas, à frequência e data de floração, etc.

As possibilidades de cruzamento são tantas que a cada ano surgem novas flores supervalorizadas em detrimento das dos anos anteriores que deixaram de ser novidades. Claro que só são divulgados e miltiplicados os cruzamentos que dão certo, ou seja, que atingem o objetivo. Mas atrás deles há inúmeros fracassos. Tentativas que "criam" flores apagadas, cheias de problemas e que não recompensam em nada o trabalho que se teve com seu cultivo até a floração.
Este é o perigo dos cruzamentos feitos a esmo sem a devida pesquisa e seleção das plantas que serão usadas como matrizes.
 
Manual de Cultivo de Orquídeas - Volume 2º da AOSP
Denitiro Watanabe e Márcia Sanae Morimoto
Foto e cultivo : Elisabete Delfini

8 comentários:

  1. Ola Bete!

    Seu blog é muito lindo! Amo flores!

    Bjinhus

    Simone

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Simone
    Volte sempre
    abraços e uma linda tarde

    ResponderExcluir
  3. Obrigado de coração
    é uma linda semana para você também
    abraços

    ResponderExcluir
  4. Estava pra comprar um vaso de orquídea linda, com flores de um azul muito intenso, quando uma pessoa me informou que comprou uma igual e a floração dela no ano seguinte não foi azul, mas branca. Isso é possível? Será que é porque ela é híbrida?

    ResponderExcluir
  5. Oi Olívio
    Ela não híbrida e sim uma cor artificial, produto que se injeta na haste floral

    veja este artigo:

    http://blogdabeteorquideas.blogspot.com.br/2012/03/phalaenopsis-azul-blue-mystique.html

    abraços

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...