sábado, 9 de junho de 2012

Acianthera saundersiana variedade 2

Pleurothallis é um género botânico pertencente à família das orquídeas (Orchidaceae). Foi publicado pelo botânico inglês Robert Brown em Hortus Kewensis;...The second edition 5: 211,em 1813, baseando sua descrição na espécie Epidendrum ruscifolium, descritooriginalmente por Jacquin, e encontrada no Brasil. Seu nome é uma referência ao tipo de brotação de algumas de suas espécies, que estendendo-se para os lados, formam padrões que parecem costelas.

Acianthera saundersiana variedade 2 do blogdabeteorquideas

O gênero Pleurothallis esteve mal definido desde sua criação. Durante quase 200 anos era este o gênero em que se classificava qualquer espécie pertencente à subtribo Pleurothallidinae, quando por sua morfologia não era possível determinar claramente algum outro gênero. Isto resultou em quase 2.100 espécies submetidas a um gênero completamente caótico.


Na última década, a publicação de inúmeros trabalhos com sua filogenia e posteriores alterações na circunscrição dos outros gêneros desta subtribo com a submissão de grande número de espécies a eles, deixou Pleurothallis, outrora um gênero enorme, agora com apenas umas poucas dezenas de espécies de morfologia bem delimitada.

Acianthera saundersiana variedade 2  do blogdabeteorquideas

Tratamos então brevemente de Pleurothallis segundo esta definição mais estrita e recente, ou seja do subgênero Pleurothallis, pois este sempre será classificado assim uma vez que inclui a espécie tipo. Este gênero é formado pouco mais de cem espécies.



Pleurothallis apresentam ramicaules de secção geralmente redonda parcialmente recobertos por uma bainha na metade de sua altura, e outras na parte inferior, normalmente com rizoma bastante curto e folhas arredondadas ou elípticas.


A inflorescência em regra é racemosa emergindo do ápice do caule. As sépalas laterais são inteiramente concrescidas e a dorsal é livre. A coluna é curta e espessa, sem asas ou dentes e a antera sempre exposta e apical.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Fotos : Elisabete Delfini

 

9 comentários:

  1. Obrigada pela visitinha e pelo carinho, bjssssss no coração!

    ResponderExcluir
  2. Linda flor *-* já vi ela nas aulas de botânica. rs

    obg pela visita. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniella
      Que delícia você faz Botânica.
      muito bom parabéns
      abraços
      obrigado pela visita

      Excluir
  3. Agradeço suas visitas e atenção para com minhas orquideas,entro no seu blog tds os dias agora, assim vejo as Micro q são minhas preferidas e adquiro conhecimento com suas explicações. Parabéns pelo seu Blog!
    Abç.

    ResponderExcluir
  4. Bete eu estou comentando para participar do sorteio,e aproveito para dizer mais uma vez que seu blog supera todas as espectativas pela
    beleza,disposição das materias e informações
    Abraços Euler

    ResponderExcluir
  5. Passei para uma visita fiquei encantada amo plantas natureza mariasouzaflordelotus.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. OI quero participar do sorteio mariasouzaflordelotus.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Obrigado pela visita,é claro que vai participar.
    abraços

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...