domingo, 10 de junho de 2012

Sorteio do Livro "Doenças e Pragas que atacam nossas orquídeas"


Para participar do sorteio, que será no dia 30 de junho de 2012 ,basta deixar no comentário do post  uma  mensagem que deseja participar, nome e e-mail para contato.


Introdução do livro "Doenças e Pragas que atacam nossas orquídeas" - Ricardo Gioria

A família das orquídeas e, provavelmente, a maior família das angiospermas com mais de 15.000 espécie catalogadas e outros tantos híbridos. Em adição a este amplo número de espécies e híbridos é possível encontrar orquídeas em praticamente  todas as partes do mundo, do Ártico até o trópicos, desde o nível do mar até mais de 4.000 m de altitude. Vegetando em árvores, rochas e solo sendo denominadas orquídeas epífitas, terrestre  e rupestres, respectivamente.
 Como se não bastasse o grande  número e a ampla distribuição das espécies, há orquídeas com flores e vegetação das mais variadas formas e dimensões.Plantas da espécie Platystele jungermannoides, por exemplo, apresentam flores com menos de 1 mm de diâmetro enquanto as flores do Paphiopedilum sandersianum alcançam até 90 cm de comprimento; Este contraste pode ser observado também com relação a altura das plantas, que varia  de menos de 1 cm em alguns representantes do gênero Pleurothallis, até mais de 15m como na espécie Gaelola foliata, uma saprófita representante da família das baunilhas.
 Além deste universo de formas, dimensões e ambientes tão distintos deve-se levar em consideração que o comércio, especialmente de orquídeas em vaso, diferentemente do comércio de outras plantas ornamentais evidencia a variabilidade. Normalmente ao se obter uma orquídea busca-se características distintas daquelas  de uma planta anteriormente adquirida, seja na coloração da flor seja na característica da planta ou da inflorescência. Produtores e colecionadores, consequentemente, cultivam inúmeras variedades e espécies em um mesmo local, cada uma com grande probabilidade de reagir de maneira distinta a insetos e patógenos.
 
Surge assim, para os cultivadores inúmeras dificuldades relativas a diagnose e controle de pragas e doenças e abre-se um enorme campo, relativamente complexo e estimulante, para a pesquisa, particularmente, em fitopatologia e entomologia. Dentro deste contexto, este boletim tem o por intuitivo auxiliar a diagnose de algumas pragas e doenças na orquidocultura e divulgar medidas preventivas ou curativas de controle.

abraços

40 comentários:

  1. Quero participar desse sorteio. Se ganhar, darei o livro de presente para minha mãe que ama orquídeas.
    Caroline M. Mendes
    carolzinha_mmendes@hotmail.com
    Uberlândia - MG
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá, passei para desejar uma semana maravilhosa... Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sula
      Obrigado que a próxima semana seja linda pra você também
      abraços

      Excluir
  3. Bom dia!!! Sigo teu blog e dou uma espiadinha todos os dias... Eu quero participar desse sorteio!!!!! Aproveito para parabenizar pela qualidade dos posts e pela beleza das tuas orquídeas...
    Abraços,
    Camila B. de Vargas
    myla_vargas@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Um máximo o sorteio.
    Abraços
    Lella
    lella.castro@uol.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi, desejo participar desse sorteio, pois esse livro será importante fonte de estudo nas reuniões da minha associação(AOC) se eu for a sorteada. Parabéns pela generosidade desta doação.
    Abç.
    Flávia Simões
    Adelpha.simoes@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Quero participar do sorteio também!!!
    ambientebariri@hotmail.com
    Bariri/SP
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Olá !
    Gostaria de participar do sorteio...

    Carlos Henrique Paparelli
    Email: chpaparelli@gmail.com
    Blog: www.orquidea-e-cia.blogspot.com

    Obrigado !

    ResponderExcluir
  8. Opa, Com certeza quero participar!! hehe É um desse mesmo que eu preciso aqui!! hehehe

    Nome: Gabriel
    E-mail: corallus88@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Olá, site espectacular! adoraria participar,mas receio que o de ser portuguesa o impeça. Mas de qualquer maneira deixo o meu nome (Marina Amaral) e o e-mail (marina_amaral@portugalmail.pt). Continue o óptimo trabalho

    ResponderExcluir
  10. Eu quero participar do sorteio do livro.
    Moro no interior do meu Estado: há pragas que atacam as orquídeas e as informações sobre o combate são escassas.
    Agradeço.
    jalonfaceoculta@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Obrigada pela bela visita, e mais belo são essas pinturas que Deus nos dá!!! bjsssss

    ResponderExcluir
  12. Bom dia minha querida amiga Bete, com certeza quero participar do sorteio deste maravilhoso livro do Ricardo, abç Willy.

    ResponderExcluir
  13. Oi Bete, muito obrigado pelo convite e parabéns pela iniciativa! Também ficaria muito feliz em participar. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  14. Boa noite Bete, convite aceito e quero participar deste sorteio.
    Bete , teu Blog esta muito lindo.
    Um grande abraço.

    marimel.jatai@gmail.com

    ResponderExcluir
  15. Boa noite Bete, Suas plantas são extraordinárias!!!
    Eu também quero participar do sorteio.
    Abraços. Wesley

    ResponderExcluir
  16. Cá fica a minha participação! Muito útil esse livro!
    Nome: José Santos aka Greenman
    Email: Você sabe!
    Blog: http://musgoverde.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Só uma pequena 'correcção':
    A família das orquídeas é mesmo a familia botânica mais extensa, com cercda de 25,000 espécies e mais de 250,000 hibridos. Grande família! :-) Bjs Greenman.

    ResponderExcluir
  18. Obrigado José pela correção.
    abraços

    ResponderExcluir
  19. Ola Bete,
    Vi seu comentário sobre o livro no forum (orquidea.com.br)e gostaria de participar do sorteio.

    maalrenan@gmail.com

    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Como a sorte a mim não me sorri ,vou participar
    orquideasalmeida@hotmail.com

    ResponderExcluir
  21. Ola Bete Obrigado pela ajuda por email.... adoraria ganhar o livro... rsrs

    rhfabo@hotmail.com

    Bj

    Ricardo

    ResponderExcluir
  22. Também quero participar !
    Marcelo Duran
    E'mail : marcelo-duran@hotmail.com

    ResponderExcluir
  23. Ola Bete, sou o Kiko do TSO. Estou derivando a minha coleção para somente espécies, minis e micros. Tenho visitado regularmente seu blog e agora passo a segui-lo. Como todos também adoraria ganhar o livro.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  24. Aqui estou, feliz por ter tido o tempo de concorrer ao livro.
    Este seu blog além de lindo é muito útil para quem gosta de ter orquídeas em casa.
    Obrigada pela iniciativa de sortear o livro,
    e quem quer que seja o ganhador, será merecedor pois será um dos seus seguidores! Tenha um lindo domingo!
    Um beijo da amiga Ivany

    ResponderExcluir
  25. Ola Bete, gostaria muito de participar e tenho certeza que vou aprender muito com os seus ensinamentos e experiências.
    meu e-mail elzaabdala@hotmail.com
    Abraços!

    ResponderExcluir
  26. Também desejo participar do sorteio.
    elzaabdala@hotmail.com

    ResponderExcluir
  27. Oi Bete, eu sou Márcia Cugolo, conheci seu blog no forum Mário A G Leal e tiro minhas dúvidas. Estou começando com as orquideas e adoraria ganhar o livro.
    tenho algumas orquideas e ja ando penando com elas. desde ja obrigada pelos conselhos!

    marcia.cugolo@hotmail.com.br

    ResponderExcluir
  28. Bete
    Passei por aqui pra desejar uma boa semana
    tenho um vaso com orquídeas que floresce sempre. Dia desses vi
    bichinhos nas ramas. Limpei e ela continua com flores.
    quero participar do sorteio
    zizisantoss@gmail.com
    bjos
    Zizi

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. Oi Bete!!!!
    Quero participar do sorteio.....
    meu e-mail: moblum@pop.com.br
    Abraços...
    Mônica Blum

    ResponderExcluir
  31. Olá Bete, apesar da distancia que nos separa ser enorme (Portugal-Brasil), eu tambem gostava de participar no sorteio. Estou a construir um orquidário para me prevenir para o inverno(agora é verão).Sou apaixonada por orquideas e tenho cerca de 150.Claro que muitas são repetidas...
    Cumprimentos,
    paula.maia_azevedo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  32. AMIGOS
    TODOS QUE TIVERAM INTERESSE, JÁ ESTÃO RELACIONADOS, INCLUSIVE OS QUE POSTARAM EM OUTRO POST E OS AMIGOS DISTANTES.
    ABRAÇOS

    ResponderExcluir
  33. Olá,bom dia, também quero participar, tenho algumas orquideas e tenho cochonilha branca e não está fácil de a irradicar.
    o meu e-mail: lidiafernandanegrao@gmail.com
    Lídia Negrão

    ResponderExcluir
  34. Ola Bete. Passei aqui para conhecer seu blog e vi o sorteio. Gostaria de participar. Tenho muitas duvidas sobre o cultivo de orquideas, em especial sobre o substrato, pois nao acho o famoso esfagno na minha cidade e o xaxim foi proibido. Tenho lido muito sobre o cultivo em brita, mas estou com medo de arriscar. Tenho um orquidea que perdeu todas as raizes e nao sei como recupera-la. Espero que me ajude Bete!!!!!! Socorro!!!!! Meu e-mail regoncalves@gmail.com Parabens pelo blog! Bjos, Renata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Bete, gostaria de participar do sorteio, já pensou receber um livro da rainha das micro-orquídeas! Seria show. Um grande abraço."
      eddud@uol.com.br

      Excluir
    2. Amiga Bete, gostaria de participar do sorteio, já pensou receber um livro da rainha das micro-orquídeas! Seria show. Um grande abraço." Eduardo Duailibe -eddud@uol.com.br

      Excluir
  35. GOSTARIA DE PARTICIPAR DO SORTEIO,RECERBER ESSE LIVRO VINDO DE VOCÊ VAI SER MARAVILHOSO,TANTO QUANTO AS ORQUIDÉAS AQUI POSTADA.ABRAÇO.
    MICHELLE CANÁRIO /michellecanerio@hotmail.com FORTALEZA

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...