sexta-feira, 27 de julho de 2012

Neofinetia falcata - A orquídea do Samurai


Conta-se que existe uma forte ligação entre a orquídea Neofinetia falcata com a cultura Samurai. Segundo Merle A.Reinikka, na onra "A History of the Orchid", para o guerreiro samurai, esta era um símbolo de bravura e valentia,e como prova disso, no seu treinamento ele deveria cruzar mares traiçoeiros até alcançar ilhas desertas e inóspitas no Japão, onde elas vegetavam abundantemente, trazendo uma consigo para aclamação pública. Teria sido uma espécie cultivada com exclusividade durante séculos pelo "bushido", classe guerreira japonesa. Conta-se que aqueles que não fossem membros da elite samurai eram proibidos de terem um exemplar dessa orquídea. Os senhores feudais da época também eram muitos ligados a ela, considerada símbolo de riqueza e nobreza. Com a evolução dos tempos, quebradas essas regras ou barreiras, tornou-se uma planta popular no mundo orquidofilo.


A lenda do Samurai

Era uma vez havia um grande samurai. Mesmo idoso, dedicava-se ao ensino da arte aos jovens. Apesar de sua idade, corria a lenda de que ainda era capaz de derrotar qualquer adversário. Certa tarde, um jovem guerreiro apareceu por ali. Queria derrotar o samurai e aumentar sua fama. O velho aceitou o desafio e o jovem começou a insultá-lo. Chutou algumas pedras em sua direção, cuspiu em seu rosto, gritou insultos, ofendeu seus ancestrais.
Durante horas fez tudo para provocá-lo, mas o velho permaneceu impassível. No final do dia, sentindo-se
exausto e humilhado, o guerreio retirou-se. Seus discípulos, que a tudo presenciaram, surpresos perguntaram ao mestre como ele pudera suportar tanta indignidade sem reagir.

-Se alguém chega até você com um presente, seja bom ou ruim e você não o aceita, a quem pertence o presente?
A quem tentou entregá-lo respondeu um dos discípulos.

-O mesmo vale para a inveja, a raiva e os insultos. Quando não são aceitos, continuam pertencendo a quem os carrega consigo.

MORAL DA HISTÓRIA :A sua paz interior depende exclusivamente de você. As pessoas não podem lhe tirar a calma. Só se você permitir - Autor desconhecido.

Texto : Orquidário Cuiabá
Neofinetia falcata

6 comentários:

  1. Oi Bete! obrigada pela visita! Tudo que se faz com amor, fica lindo.O seu trabalho, eu não tenho palavras definir, eu só sei que é muito lindo.Voce deve ser uma pessoa com muita sensibilidade.abraços.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Terezinha
    Acertou, tenho sim muita sensibilidade.
    obrigado pela visita
    Abraços e um lindo final de semana

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Fávia
    abraços e um lindo final de semana

    ResponderExcluir
  4. Incrível a história; como é uma orquídea! Boa pedida! Abraço.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...