sábado, 11 de agosto de 2012

Anacheilium fragans

Anacheilium fragans  do blogdabeteorquideas
Anacheilium é um género botânico pertencente à família das orquídeas (Orchidaceae). Foi proposto por Hoffmannsegg, publicado em Verzeichniss der Orchideen 21, em 1842, o Anacheilium cochleatum (L.) Hoffmannsegg, originalmente descrito por Lineu como Epidendrum cochleatum é sua espécie tipo. Anacheilium significa labelo invertido, em referência ao fato das flores deste gênero não ressupinarem ou seja, parecerem invertidas.
São plantas muito comuns em toda a América tropical e amplamente cultivadas por sua floração abundante, perfume agradável e facilidade de cultivo, constituíndo-se em excelente escolha para orquidófilos iniciantes.
Como expomos em detalhes ao tratar de Prosthechea, a validade do gênero Anacheilium é bastante controversa, contudo, seguindo a divisão proposta por Withner & Harding, aceitamos aqui este gênero observadas as ressalvas mencionadas em Prosthechea. São seus sinônimos o subgênero Osmophytum de Epidendrum, subgênero este que já o foi também de Encyclia e Prosthechea.
Anacheilium fragans  do blogdabeteorquideas
Distribuição
O gênero Anacheilium é composto por quase de setenta geralmente robustas espécies epífitas, raro rupícolas, de crescimento subcespitoso, espalhadas por quase toda a América Latina, desde sul do México e Caribe até o sul do Brasil, em matas abertas e florestas úmidas ou sazonalmente secas, desde o nível do mar até mil metros de altitude. Cerca de trinta e cinco espécies registradas para o Brasil, diversas descritas recentemente, todas de cultivo bastante fácil e muitas agradavelmente perfumadas.

As características distintivas de Anachailium são suas flores que não ressupinam, raramente apresentam profundamente labelo trilobado, têm a base do labelo parcialmente fundida à coluna e a inflorescência nasce de pequena espata, assim é fácil diferenciá-las de Encyclia. Nunca apresentam inflorescência mais longa que as folhas nem paniculada, e a coluna de suas flores termina em três pequenos dentes que parcialmente recobrem a antera, estes dentes são sempre de tamanhos parecidos, assim podem ser diferenciadas das espécies de ´´Prosthechea´´ que jamais apresentam todas estas características ao mesmo tempo.

Apresentam rizoma mais ou menos longo, com pseudobulbos algo espaçados, em regra fusiformes, mas também elípticos, cilíndricos ou ovais, levemente comprimidos lateralmente, lisos, bifoliados ou trifoliados, quando novos guarnecidos por brácteas não foliares. folhas subcoriáceas, linear ou oblongo-lanceoladas. A inflorescência brota de pequena espata terminal dos pseudobulbos, é comparativamente curta, apical, flexuosa, ereta, poucas ou muitas flores que não ressupinam e abrem simultâneas ou em rápida sequência permanecendo então todas abertas por longo tempo. As flores são brancas, amareladas, róseas, púrpura, marrons, e esverdeadas, com variados padrões de máculas pintas ou estrias mais escuras.

As flores, médias ou pequenas, não apresentam brácteas, têm sépalas de formatos variados, lanceoladas, eretas, apiculadas, côncavas ou levemente arcadas para trás; pétalas também variáveis de formatos e tamanhos parecidos ou um pouco mais estreitas e curtas que as sépalas; labelo pequeno ou grande, concheado ou em formato de pena, ou cordiforme, sempre súpero, de cores variadas, quase sempre diferente dos outros segmentos, não raro com listras mais escuras, na base parcialmente concrescido com a coluna. As pétalas e sépalas são de cor variável dependendo do exemplar, desde esverdeadas, até brancas. A coluna é gibosa terminado em três dentes variáveis mas similares que parcialmente recobrem a antera, contém quatro polínias.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Fotos e cultivo : Elisabete Delfini

6 comentários:

  1. Beautifully grown and flowered, my friend, and the photographs are lovely, too. That lip is just simply extraordinary.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilhosamente cresceu e floresceu, meu amigo, e as fotografias são lindos também. Isso lábio é simplesmente extraordinário.

      Gosto muito dela Ron
      obrigada pelos elogios, suas também são lindas.
      abraços e uma linda semana

      Excluir
  2. FELIZ DIA DOS PAIS
    Some não viu aguardo sua visita.
    Bju e Jesus te Ama.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Toninha
    Ama você também
    abraços e uma linda semana

    ResponderExcluir
  4. Lindo vaso, parabéns!
    Tenho uma mudinha mas tá no
    vinha ainda...
    Abç.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flávia
      logo vai estar linda e você vai estar postando.
      abraços e obrigada

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...