quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Dendrobium aphyllum

Dendrobium aphyllum do blogdabeteorquideas
Planta de fácil cultivo e grande beleza quando florida, esta é uma das plantas indicadas aos iniciantes na orquidofilia, pois com ela o sucesso é garantido.Dendrobium aphyllum do blogdabeteorquideas
O Dendrobium aphyllum é mais conhecido em nosso meio por Dendrobium pierardii Roxb. ex Hook (1822), e apresenta diversos sinônimos. Foi descrito inicialmente como Limodorum aphyllum Roxb. (1795), mas também foi chamado de Cymbidium aphyllum Roxb, (1799), Epidendrum aphyllum Roxb. (1810), Callista aphylla (Roxb.) Kuntze (1891), Dendrobium cucullatum R. Br. (1821), Dendrobium pierardii var. cucullatum (R. Br)Hook. f. (1890), Dendrobium oxyphyllum Gagnep. (1950), Dendrobium madrasense A. D. Hawkes (1963), Dendrobium aphyllum var. cucullatum (R. Br) P. K. Sarkar (1984), Dendrobium aphyllum var. katakianum I. Barua, (2001).

O termo Dendrobium, deriva das palavras gregas "dendron", que significa árvore e "bios", que significa vida e aphyllum é formado pelo prefixo "a", que traz a ideia de ausência, negação, falta e "phyllos"", folha, referindo-se a ausência de folhas durante o seu período de floração.

Encontrada do Nepal ao sul da China e na Malásia, tem hábito epífita ou rupícola. Floresce entre o final do inverno e início da primavera. Com longos pseudobulbos pendentes, seu transporte é difícil, o que dificulta a presença de grandes plantas em exposições. Produz keikes com facilidade e podemos cortar alguns pseudobulbos que já floresceram e prendê-los sobre o substrato, circundando toda a borda do vaso, criando após alguns anos de cultivo um belo efeito de cascata de flores.

Fotos : Elisabete Delfini

11 comentários:

  1. Oi Bete sou sua seguidora e gosto muito de orquideas,fui a uma exposição de orquideas esse fim de semaa,até mostrei algumas fotos no meu blog se vc se interessar,é só passar la´pra dar uma olhadinha,e se gostar pode copiar as fotos,eu tenho mais se quiser eu te mando,beijo.
    http://paulapontocruzecia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula
      amei as plantas postadas.
      mas o que realmente me chamou a atenção foi a Feira de Artesanato "Maravilhosa"
      Não consegui comentar em seu blog.
      abraços

      Excluir
  2. São lindos e dão mtas flores, os meus aqui florescem em outubro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gosto muito deles.
      abraços e um lindo final de semana.
      abraços

      Excluir
  3. Um espetáculo de planta; será q se adaptaria no calor do nordeste?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jalo
      quais plantas gostaria de testar o cultivo no nordeste, pois se eu tiver, envio para teste.
      abraços

      Excluir
  4. Caríssima Bete
    Foi Deus que me guiou até seu blog. Tenho uma orquídea desta em casa, achei na calçada uns tres gominhos com muitas raizes secas, pensei no momento será uma orquídea, mesmo na dúvida a levei p/casa e plantei um pedaço de pau. Demorou um bom tempo e depois caiu as folhas e logo me entresteci pois pensei que ela ia morrer. Mas qual não foi minha surpresa: surgiram cinco botões que depois abriram numas folres minúsculas e lindas. Sem sabr o nome pesquisei muito tempo e somente hj consegui visualizar seu blog e deparei com a "menina". Hj fiquei sabendo o nome dela. Agradeço vc e Deus a abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei feliz, com o nome faça uma pesquisa na internet, vai ver lindos vasos e até mesmo tipo cortina.
      abraços e uma linda semana

      Excluir
  5. Oi amiga!
    Esse Dendrobium aphyllum vc tem mudas pra gente trocar?
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eunice
      Acho que tenho para te dar.
      Estou com probleminha de saúde na família, me cobra tá.
      abraços

      Excluir
  6. Gostaria muito de conseguir uma doação de muda de orquídea dendrobium anomus. Tenho o Aphillium e na região onde moro em Rondônia ele floresce duas vezes ao ano.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...