terça-feira, 4 de setembro de 2012

Ludisia discolor


Ludisia discolor do blogdabeteorquideas
Ludisia discolor do blogdabeteorquideas



Ludisia discolor (Ker.-Gawl.) A. Rich.
O gênero Ludisia A. Rich. é representado por uma única planta, dai ser denominado monotípico, distribuido pelo nordeste da Índia, sudeste da Ásia até Indonésia. Sua única espécie é a exótica Ludisia discolor (Ker.-Gawl.) A. Rich, também conhecida pela denominação antiga como Haemaria discolor. Juntamente com os gêneros Anoectochilus e Macodes, são chamadas de orquídeas jóias (em inglês “jewel orchids“), em razão do formato e cor realmente especial de suas folhas. As folhas da Ludisia discolor possuem um colorido vermelho escuro, quase marrom, com veias douradas que à primeira vista e mesmo para orquidófilos experientes terão alguma dificuldade em reconhecer na planta sem flores, uma orquídea. Fins do inverno e toda a primavera surge sua inflorescência ereta na ponta do rizoma rasteiro e ramificado medindo em torno de 15 cm de altura; crescendo à medida que as pequenas flores branco translúcido e mácula amarela na ponta da coluna, com cerca de 1,3 cm de diâmetro vão abrindo-se. Seu cultivo é extremamente fácil, e bem cuidada sua folhagem é atraente o ano inteiro, dai a razão de permitir seu crescimento e expansão em todo o vaso de tamanho médio a grande, preferencialmente plástico, com substrato comum usados para o plantio das violetas africanas, numa mistura de coco desfibrado, terra vegetal, carvão e pedriscos, para boa aeração e drenagem, evitando sua compactação, ou mesmo em compostos/substratos comerciais para violetas comprados em lojas de jardinagem ou supermercados. Permite fazer mudas pela simples quebra dos brotos laterais, que podem ser colocados em copo com água limpa, mantendo um nível médio de água para facilitar seu enraizamento, nada impedindo seja feito seu plantio direto no substrato. Regas periódicas normais e luminosidade de 50% sob telado de sombreamento. Evitar insolação direta que pode queimar suas folhas. Adubação normal e periódica no substrato. Pode ocorrer variação no padrão das cores e desenho das nervuras douradas nas folhas de plantas oriundas de sementes ou mesmo com o passar do tempo e envelhecimento do seu rizoma.
Classificação – Gênero: Ludisia A. Rich.; Espécie única: Ludisia discolor (Ker. -Gawl.) A. Rich., Tribo: Erythrodeae; Subtribo: Goodyerinae; Etimologia: Ludisia – origem desconhecida; Epíteto: discolor, do latim (Bot.) referindo-se a coloração de suas folhas que diferem de um lado para o outro. Fotos abaixo da planta do cultivo da orquidófila Elza A.V. Ferreira Silva, de Morrinhos/GO.
Fonte : Orquidário Cuiabá : http://www.orquidariocuiaba.com.br/page/28/

15 comentários:

  1. Adorei... Parece que tem uma gota de mel...
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Ola Bete, tudo bem ? Uma amiga ganhou uma parecida com essa , ou igual, nao saberia dizer agora, mas era plantada na terra , achamos estranho,mas ela ganhou assim , muito linda por sinal . Fiquei apaixonada poe ela. bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Angela
      realmente ela é, a minha veio com terra vegetal, carvão, pedrisco e casca de madeira, quando replantei fiz a mesma mistura e está bem. Está na sombra mesmo.
      abraços e uma linda semana

      Excluir
  3. Também estou com uma por abrir. Adorei as fotos, ficaram perfeitas. Parabéns! Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Sergio
      Mas não sei dizer o que é mais bonito, as folhas ou a flor, pois acho a folha maravilhosa.
      abraços e uma linda semana

      Excluir
  4. OI BETI
    OBRIGADA PELA AJUDA COM O NOME DA MINHA ORQUIDIA
    MA SEU ESTRANHEI QDO DISSE QUE TEM CHEIRO MEIO DESAGRADAVEL,PORQUE A MINHA TEM CHERO DE BAUNILHA, ENTÃO DESCOBRI QUE ERA UMA COELOGINE TESTACEA, QUASE IGUAL, APENAS OS CHEIROS É QUE DIFERENCIA UMA DA OUTRA...
    OBRIGADA PELA ATENÇÃO!

    ABRAÇO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lena, muito bom saber, para uma identificação é sempre bom prestar atenção em todos os detalhes possíveis
      pelo aroma descobrimos que não é a mesma e mais eu não gosto de cheiro dela, talvez pela minha rinite, mas minha mãe diz que não ruim.
      abraços

      Excluir
  5. Lindo o blog de orquídeas! Parabéns!!
    Eu também estou fazendo um blog sobre orquídeas: http://anacarminda.blogspot.com.br/
    Faça uma visitinha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Carminda, já vou fazer uma visita.
      Obrigada pelo convite
      abraços

      Excluir
  6. Olá Bete!
    Muito obrigada!!!
    Fico feliz que tenha gostado!
    Já estou seguindo o seu também!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Oi bete obrigada por me visitar, apareça sempre, tenho uma orquidia mas confesso que não sei cuidar, achei showw seu blog, posso colocar o link no meu e uma imagem de flor?? bjos no aguardo kekell

    ResponderExcluir
  8. Oi Kekell
    se eu puder ajudar, conte comigo.
    obrigada pela visita, é claro que pode colocar o link.
    abraços

    ResponderExcluir
  9. Boa noite Bete eu comprei uma orquidea e é uma ludisia discolor sim adorei a dica do seu Blog bjs obrigado minha namorada adorou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anderson realmente ela é linda, sua namorada tem bom gosto.
      abraços

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...