sábado, 1 de setembro de 2012

ORQUÍDEAS NA PRIMAVERA – PRINCIPAIS CUIDADOS

Na primavera intensifica-se o número de exposições nas quais aparecem muitas orquídeas estrangeiras. Destaque para os Dendrobiuns, os Cymbidiuns, os Rynchostyllis gigantea, os Phalaenopsis e ainda algumas Coelogynes, qua são plantas muito cultivadas no Brasil.
PRINCIPAIS CUIDADOS NA PRIMAVERA
As plantas despertam seus repouso anual e iniciam o desenvolvimento de seus brotos, necessitando agora de mais regas e adubação leve e sistemática. Lembre-se que as noites ainda são frias. Regue as plantas na parte da manhã para que o substrato não esteja muito úmido ao cair da noite. Repare que os Oncidiuns e Encyclias já se engalanaram com suas hastes florais.
ADUBAÇÕES
Além dos adubos orgânicos composto por torta de mamona, farinha de osso e cinza vegetal, mais usado para quem tem pequena coleção de plantas, devem-se usar também adubos minerais em pequenas minerais em pequenas e racionais dosagem.
Use fertilizante na fórmula 30-10-10(meio grama por litro de água a cada quinze dias) até a formação de novos pseudobulbos e o aparecimento das espatas para floração. Essas fórmulas são compostas de NPK, responsável pela conservação das plantas. O papel de cada um desse elementos no vegetal assim se estabelece.
O Nitrogênio : responsável, de um modo geral, pelo crescimento e conservação das folhas, mantendo-as sempre verdes e sadias. É indispensável para o desenvolvimento dos “seedlings”(plantas pequenas que ainda não tiveram sua primeira floração) e de novas frentes nas plantas adultas.
Fósforo : ativa o aparecimento e o crescimentos de novas raízes e a formação de elementos florais (botões e flores).
Potássio : é fundamental para o fortalecimento das plantas, tornando-as resistentes às pragas e doenças.
PRAGAS E DOENÇAS
Época muito propícia para o ataque de pragas e doenças. Lembramos ainda que nunca é demais observar com atenção os cuidados que se devem tomar com o uso de defensivos.
Por Waldyr Fochi Endsfeldz
Revista O Mundo das Orquídeas – Ano º 2 – nº 7

16 comentários:

  1. Oi Bete, passei aqui para retribuir sua visita e desejar um ótimo fim de semana.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mary para você também uma linda semana.
      Não consigo deixar mensagens para você, ão tenho g+
      abraços

      Excluir
  2. Ola Bete, tudo bem? Obrigada pelas dicas, mas vai umas perguntas : rego minhas orquideas uma vez por semana pelo metodo de imersão do vaso, tecnica que aprendi com um produtor, e em dias muito quentes borifo as folhas no final da tarde. minhas plantas são cultivadas em ap e percebi que após esses cuidados elas passaram a ficar mais bonitas, se desenvolvendo mais. Vc diz que elas devem ser molhadas na parte da manha ,mas só posso fazer isso no periodo da tarde, isso atrapalha seu desenvolvimento? Tb faço adubação a cada 15 ou 20 dias, uso um preparado tb adquirido nesse mesmo produtor. e quanto as pragas, esse ano tive que correr com duas. Eu replantei elas, mudei o substrato e o vaso , cortei as folhas atingidas , esta correto? aguardo .
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Angela
      -Regas, imersão é ótimo, sei que toma os cuidados necessários-lembrando :imersão deve ser trocada água a cada vaso, não utilize a mesma água para o vaso seguinte.
      -Rega vai de lugar para lugar, o ideal é medir, ex. molhe hoje 3 dias depois coloque o dedo dentro do sbstrato se tiver úmido não molha, faça isso até perceber que o vaso está seco, dai terá quantos dias levou para secar.
      -Molhar a noite ou manhã, sempre rego pela manhã, ouvi uma palestra e não me esqueço, "Quem gosta de dormir com uma meia molhada?", depois disso , só pela manhã ou a tarde quando o sol está se ponto, pois até escurecer já drenou bastante.
      -Adubação, adubo de 7 em 7 dias com Peter's, uma colher de café para cada litro d´´agua. Berotec Jr.-Complexo B, 10 gotas para cada litro de água e 5 gotas de detergente neutro, tem cochinila que não gosta dele. (os 3 juntos).
      -Fungo, pragas e etc. planta mohada a noite é uma porta aberta, em floricultura irá encontrar produtos, quando aparecer fotografa, e mande no meu e-mail tá, vejo se consigo identificar.

      qualquer dúvida é só perguntar.
      abraços e uma linda semana.

      Excluir
    2. Bete, muito obrigada pelas dicas , foi muito util. Ah, quando rego a noite apenas borifo a agua nas folhas, imersão mesmo só durante o dia . bjos

      Excluir
  3. Passando para te desejar um ótimo domingo!
    Bjs♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Anjos
      Linda semana para você
      braços

      Excluir
  4. AMO ORQUIDEAS, MS O BLOG COM FUNDO PRETO ME AFASTA, QUEM SABE OUTRA COR...
    ANA CLAUDIA MALCHER DIAS
    RUA PADRE FEIJO 298
    AUGUSTINOPOLIS-TOCANTINS
    CEP 77960000

    ResponderExcluir
  5. Bete,
    Posso colocar esta matéria lá no blog Paixão por Orquídeas, com um link para o seu blog?
    Vc sabe que eu adoro essas matérias com dicas de cultivo. É o que mais gosto de publicar no meu blog.
    Seria legal fazer esta parceria com você.
    Beijos, Cynthia
    cynthiablanco.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre passeio no seu blog.
      É claro que pode Cynthia, não só pode como deve, todos tem que ter acesso a informações.
      abraços

      Excluir
  6. el coprei duas catlleas e el moro nun lugar muito qente no para e el qeria sabaer como cuidar delas aqui no pará perto de belen feliz natal e ano novo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Anônimo
      O que não pode acontecer é deixar desidratar.
      Observe as regas e não deixe a planta passar dias secas.
      Quando chega uma planta nova costumo medir as regas da seguinte maneira:
      -Molho hoje - daí todo dia coloco o dedo no substrato saber se está úmido, faço isso todos os dias até encontrar a planta
      seca. Daí vejo quantos dias demorou para secar, se demorou 2 dias, vou molhar a cada dois dias.
      Aqui o calor está demais, estou molhando a cada 2 dias.
      Rega importante verificar.
      Luminosidade para Cattleya 50%
      Adubação normalmente tem no rótulo se é semanal, mensal, etc.
      abraços, se precisar me fala tá.

      Excluir
  7. Ola Bete em 1lugar qro dizer q amei seu blog e cmo tnho problema d vista amei o contraste d cor facilita a leitura e muito quiria q m respondesce o sguinte plantei 1orqdea na arvore nao sei o nome dla é selvagem aq de goias tava tao feia n epoca q ia joga fora ms meu marido achou q o pqno bulbo tinha 1 raizinha +o- boa entao prendeu numa amoreira d quintal ja tem qse 1ano. Ela dsenvolveu 1bulb novo t pqninho. Ms ja ta nascendo outro so q as raizes sao muitofnas parece fiozinho de. De linha cmo faco p mlhora o enraizamento e crescimento. So consigo molhar a trd tm tbm 1 chuva d ouro n vaso cm msm prblema. Quand so eu cuidava delas usava so adb organico ms a 4 anos tiv um avc e paralizei tdo 1 ldoesqrdo ai o marido cuidou 1 tmpo agra cuid das q fcam embxo. Ja as pendradas e ele se vc poder m da 1. Dca. Ja tentei cm a menina cintia ms nao obtive respsta aguardo anciosa bjm florido sua chara bete

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elisabete
      Obrigada por gostar do blog.
      Existe em floricultura adubo para enraizar, um que já utilizei foi o Prolifértil-Enraizamento 30-10-10 .
      O Peters enraizamento 8-45-10 também para enraizamento.
      Uma colher de café em um litro de água uma vez por semana, você pode acrescentar 10 gotas de vitamina B - utilizo o Berotec jr.
      Qualquer dúvida, e se, eu puder ajudar, estou a disposição.
      Veja esta matéria: http://www.orquidarioilhadodesterro.com.br/verOrquidea.php?idDica=31
      abraços

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...