quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Dendrobium loddigesii

Dendrobium loddigesii  do blogdabeteorquideas

Dendrobium loddigesii do blogdabeteorquideas



Dendrobium Loddigesii

Pequena espécie epífita, com pseudobulbos esbeltos, levemente sulcados com 15 cm de altura. Folhas lanceoladas de 5 cm de comprimento. Inflorescência com 1 a 3 flores. Flor de 4 cm de diâmetro, de cor rosa claro. Labelo orbicular, delicadamente franjado, esbranquiçado com face amarelo-alaranjado e margens encrespadas de cor púrpura. Floresce na primavera. Planta nativa de Laos e China(Yunnann e Maihan), com habitat incerto (provavelmente sul da China). Figurou inicialmente em 1833, no Loddiges Botanical Cabinet, como Dendrobium pulchellum. Em 1887, R.A.Rolfe demonstrou, no Gardene’s chronicle, que o gênero não era Dendrobium pulchellum. Logo depois, W Roxburgh deu-lhe o nome de Dendrobium koddigesii.
Revista O Mundo das Orquídeas – Ano 4 – Nº 25
Fosot e cultivo : Elisabete Delfini

18 comentários:

  1. Que linda, Bete! Amei a cor do seu exemplar, a minha é mais clarinha. Parabéns pelo cultivo e obrigado por compartilhar! Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada amiga pelo carinho.
    Gosto muito do seu blog e das postagens sobre estas flores maravilhosas, amo estas flores...
    Obrigada por compartilhar com a gente suas explicaçoes.
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu, agradeço a visita
      Abraços e um lindo feriado

      Excluir
  3. Eu aprecio as orquídeas brancas, mas essa colorida é muito especial! amei

    beijos da Zizi

    ResponderExcluir
  4. Stunning photos of this incredibly lovely miniature Dendrobium. Beautifully growna nd flowered as always.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada de coração
      Sou só uma amadora que para tirar as fotos como quero sofro bastante.
      abraços

      Excluir
  5. Também tenho e adoro a cor e o labelo rendilhado.
    Um dos meus favoritos!!

    ResponderExcluir
  6. Interessante! Mais uma excelente postagem. Aproveito ainda p dizer q sou favorável a nova metodologia dos sorteios. E farei o q puder p concorrer a todos! rsrsrsrsrs....Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Olá Bete!

    Adoro esse dendrobium, tenho uma touceira dele porém, não consigo fazer o danado florir. Já ficou no sombrite 50%, pleno sol e nada...Um dia eu chego lá! se tiver alguma dica eu agradeço.

    Abraços,
    Fabiana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha opinião deveria continuar com sombrite 50%, já tive uma que estava em uma madeira(dei de presente.
      abraços

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...