quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Octomeria sp

Octomeria sp. do blogdabeteorquideas

Octomeria sp do blogdabeteorquideas



Octomeria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre
Fotos : Elisabete Delfini

O gênero Octomeria foi proposto pelo botânico inglês Robert Brown em Hortus Kewensis;The second edition 5: 211, em 1813, baseando sua descrição na espécie anteriormente descrita por Lineu como Epidendrum graminifolium que então passou a chamar-se Octomeria graminifolia.

Habitat

Octomeria conta com cerca de cento cinqüenta espécies epífitas, algumas muito parecidas e difíceis de separar, ocasionalmente rupícolas ou humícolas, raramente terrestres, mais ou menos robustas, de crescimento cespitoso, distribuídas da Costa Rica ao Paraguai, mais de cento e dez em solo brasileiro, considerado seu centro de dispersão, a maioria em áreas mais ou menos sombrias e úmidas.

Descrição

São plantas dotadas de rizoma curto e de caules normalmente finos que não formam pseudobulbos, também chamados ramicaules, encimados por uma única folha grande ou pequena, teretiforme ou plana, geralmente coriácea. Poucas espécies apresentam caules curtíssimos e folhas carnosas como as que encontramos em Pleurothallis leptotifolia. A inflorescência é muito curta, brota do ápice do ramicaule, quase sempre com muitas flores solitárias em fasciculos, raramente poucas ou apenas uma, em regra de tons esmaecidos de amarelo, algumas espécies são muito perfumadas. Costumam florescer abundantemente mesmo nos caules antigos, durante anos a fio. Conforme o tipo de folhas, planas ou roliças, são divididas em duas principais seções.

 As flores com pétalas e sépalas largas, livres e iguais, porém em poucas espécies as sépalas laterais podem apresentar-se parcialmente ou totalmente concrescidas e as pétalas então menores. O labelo, pendurado no pé da coluna, quase sempre curto, largo, lobado ou inteiro, com extremidade ou margem obtusa ou serrilhada, não raro com um par de carenas mais ou menos na metade de seu comprimento. Como já mencionamos, têm oito polínias iguais.

 Algumas espécies de Octomeria são muito similares a espécies incluídas nos gêneros Myoxanthus e Anathallis, dos quais são diferenciadas principalmente pelo número de políneas, pela inflorescência monanta e ausência de pilosidades na base do ramicaule.

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...