segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Mini Phalaenopsis


PHALAENOPSIS Característica s e cuidados culturais
Conheça as características e os cuidados especiais básicos a serem tomados no cultivo dessa planta proveniente da Ásia e da Oceania, das quais belos híbridos foram disseminados pelo mundo.
Poucas plantas foram batizadas com maior felicidade e exatidão que as lindas phalaenopsis, cujo nome lembra sua semelhança com as falenas (espécie de borboleta noturna).
Sua distribuição geográfica fica limitada à vasta área que se estende desde as Ilhas Malaias às Ilhas Filipinas, onde vivem as árvores de densa folhagem nas florestas quentes, úmidas e sombrias.


Phalaenopsis mini do blogdabeteorquideas


CARACTERÍTICAS

Em seu rizoma, constituído de um tronco curto, nascem algumas folhas carnosas, grandes e largas. Suas raízes são muito achatadas. Suas flores são interessantíssimas e se destacam pelos seus tamanhos, colorido e contornos. Suas inflorescências são longas apresentando, muitas vezes, quinze a vinte flores insertas, graciosamente recurvadas. As pétalas e sépalas são largas e planas. Seu labelo foi artisticamente planejado e dotado de grandes lóbulos laterais, sendo lóbulo frontal de porte pequeno, apresentando a forma de um triângulo equilátero, cuja ponta é bipartida em dois longos cílios. Associa-se ainda a tosa essa beleza a duração de suas flores, que é de sessenta a noventa dias.





  CUIDADOS CULTURAIS

Sua cultura é mais fácil e mais simples que a cultura dos Oncidiuns deste que se observe certas regras fundamentais.

. Um dos cuidados essenciais é q questão de luminosidade. Exige um lugar sombreado onde poderão se beneficiar com o sol da manhã . Cuidado com a insolação sobre suas folhas que com facilidade sofrem queimaduras.

. Preferem um lugar onde tenham ambiente úmido sempre uniforme. Suportam, sem mais danos, alguns dias de seca passageira. A água estagnada na base e no centro das folhas ocasiona o apodrecimento da planta.

. A maior atenção devemos ter no inverno, período em que aconselha-se a molhar o substrato dos vasos. Protejer as plantas no interior de uma estufa ou dentro de casa também é aconselhável.

. É ideal plantá-la em vasos de barro, mais largos, do que altos e dotados de furos laterais.

. Apreciam uma leve inclinação (30%) para um perfeito desenvolvimento.

. É recomendável cortar as inflorescências após 30 ou 40 dias, evitando-se que suas largas folhas, que se contituem de verdadeiros reservatórios de alimentos nutritivos se esgotem matando a planta.

. Frequentemente, suas hastes florais, quando não cortadas, apresentam ramificações e nova floração, ou produzem brotos vegetativos que se transformam em novas plantinhas.

. Seu substrato deve ser preparado com uma mistura de xaxim desfibrado e pequenas quantidades de sphagnum. Deve-se manter o substrato levemente umedecido.




FLORAÇÃO
Embora se possa, afirmar que florescem o ano todo, é na primavera que a sua produção de flores se manifesta exuberante. Sua principais espécies são a amabilis, aphrodite, esmeralda, lueddemanniana, parishi, rósea, Sumatra, sonderiana e violácea. As phalaenopsis apresentam flores de cor branca, branca-leitosa, rosa e roxo-claro. A Phalaenopsis mannii se destaca pelas flores amarelas, sendo a única espécie com está coloração. O nosso mercado está saturado de belíssimos híbridos modernos apresentando flores com labelo de diferentes colorações e pétalas e sépalas raiadas e flameadas.
Sua produção comercial é mais rápida, porque no espaço de três a quatro anos já florescem. Diferente das Laelias e Cattleyas, que levam quase o dobro do tempo para florir.

Por Waldyr Fochi Endsfeldz
O Mundo das Orquídeas-ano 2 nº 5

Foto e cultivo : Elisabete Delfini
Ganhei do meu amigo Paulo da Floricultura Marina Flores
não apresentei a haste inteira por estar quase no final de floração.
abraços

6 comentários:

  1. Oi Bete, sou apaixonado por estas miniaturas de Phalaenopsis. O seu presente está lindíssimo, parabéns pelo cultivo. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Sergio
      Abraços e uma linda tarde de terça feira

      Excluir
  2. Linda esta orquídea, denota o cuidado e amor com que é cuidada. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Josélia
      Obrigada e uma linda tarde
      abraços

      Excluir
  3. Pensamento da semana:
    Na vida não existe antecipação nem adiamento, somente o tempo propício de cada um.
    Tenha uma semana abençoada.
    Bju
    Toninha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensamento da Semana - Maravilhoso
      Abraços e uma linda tarde

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...