segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Baptistonia cornigera

A inflorescência nasce das axilas das baínhas dos pseudobulbos, levemente paniculada, pouco mais longa que as folhas, arqueada ou pendente pelo peso das numerosas flores, estas em regra mais ou menos agrupadas na metade terminal da inflorescência.

Baptistonia cornigera do blogdabeteorquideas

Baptistonia cornigera do blogdabeteorquideas



Baptistonia (em português: Batistônia) um género botânico pertencente à família das orquídeas (Orchidaceæ). Foi proposto por João Barbosa Rodrigues em Genera et Species Orchidearum Novarum 1: 95, em 1877. A Baptistonia echinata Barb.Rodr. é a espécie tipo.
Etimologia
O nome deste gênero (Bapt.), foi dado em homenagem a "Baptista Caetano Almeida Nogueira", um filólogo que pesquisou as línguas e etnias das populações indígenas do Brasil.
Distribuição
 Baptistonia, abriga cerca de duas dezenas de espécies epífitas de crescimento cespitoso, naturais das florestas do sudeste do Brasil, desde o sul da Bahia até o Rio Grande do Sul, norte da Argentina e leste do Paraguai.
Descrição
Chiron e Castro citam as seguintes características homogêneas de Baptistonia, cada uma delas diferente do grupo central Oncidium: Apresentam pseudobulbos fusiformes, alongados e lisos, porém finamente rugosos quando velhos, guarnecidos por baínhas não foliares; folhas e pseudobulbos de cor verde escura, as folhas mais carnosas e coriáceas; inflorescência com brácteas florais minúsculas e flores, em regra algo tombadas, pequenas em comparação ao grupo central de Oncidium; segmentos florais não aplanados, dispostos em formato de cruz, as sépalas espatuladas, a dorsal tombada sobre a coluna, as laterais geralmente bem mais concrescidas que Oncidium; labelo com lobos laterais bem mais longos, lobo central muito alongado com cornos laterais e múltiplos calos variados em quase todo seu comprimento; coluna pubescente com asas estreitas e longas, e ápice com margem denteada que se prolonga sobre a parte superior da antera; antera algo verrucosa, inserida sob as citadas margens terminais da coluna. Além de todas essas diferenças morfológicas, o centro de dispersão deste grupo é o sudeste brasileiro, enquanto o grupo central de Oncidium é originário do Norte da Amazônia, Caribe e América Central.
 Além das características já citadas ao diferenciar Baptistonia de Oncidium, acrescenta-se ainda que são plantas de rizoma muito curto, de raízes finas, pseudobulbos bastante alongados, em regra de seção circular, fusiformes, raro ovóides ou achatados lateralmente, com uma ou duas folhas apicais, elíptico-lanceoladas e ovaladas, com marcada nervura mediana pelo verso, e na base atenuadas em pseudopecíolo muito curto. A inflorescência nasce das axilas das baínhas dos pseudobulbos, levemente paniculada, pouco mais longa que as folhas, arqueada ou pendente pelo peso das numerosas flores, estas em regra mais ou menos agrupadas na metade terminal da inflorescência.
 As flores em regra com menos de três centímetros quando esplanadas, de segmentos frágeis e delicados, geralmente amarelados ou alaranjados, pouco ou muito maculados de tons de marrom. sépala dorsal côncava, laterais menores, quase sempre um tanto concrescidas, algo escondidas sob o labelo. pétalas pelo menos tão grandes quanto a sépala dorsal e também um pouco côncavas. labelo longamente unguiculado, trilobado, de lobos laterais em regra estreitos, com calos diversos por sobre todo o unguiculo até a base ou metade do lobo mediano. coluna curta e arqueada pubescente na parte interior. antera unilocular com duas polínias.

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Fotoe e cultivo : Elisabete Delfini

4 comentários:

  1. Stunning flowers, superb photos, and a wonderful species. Excellent post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também achei, é a primeira vez que flore comigo.
      abraços

      Excluir
  2. Olá, Bete!

    Suas novas postagens estão lindas!! Belíssimas imagens da Naptistonia!! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada André
      Floriu pela primeira vez.
      abraços e um lindo sábado

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...