terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Cirrhopetalum roxburghii

 
Cirrhopetalum roxburghii  do blogdabeteorquideas

Cirrhopetalum roxburghii  do blogdabeteorquideas


 Cirrhopetalum , abreviado como TJCR no comércio hortcultural, é um gênero de epífitas orquídeas ( família Orchidaceae , da subfamília Epidendroideae ). Este gênero está intimamente relacionado com Bulbophyllum e seus membros têm sido até recentemente considerada no gênero Bulbophyllum . O nome vem de taxon Latina cirrus ( franja ) e grego Petalon ( pétala ), portanto, o que significa franja pétalas .

As plantas deste gênero são geralmente pequenas plantas rasteiras com rizomas . Características que distinguem este gênero de Bulbophyllum são:
A dorsal sepal de Cirrhopetalum é muito menor do que o normalmente sepal inrolled lateral que tem margens adnate.
Há geralmente um umbellate inflorescência que pode ser vertical, pendentes ou arqueamento.
Os pseudobulbos são cônico e obscuramente ângulo com uma folha de colher como single no topo de cada pseudobulbo
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre
Fotoe e cultivo : Elisabete Delfini

11 comentários:

  1. Lindíssimo. Os Bulbophyllum e Cirrhopetalum são das minhas orquídeas favoritas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando ví fiquei apaixonada sem contar que as flores ainda não estavam abaertas.
      abraços

      Excluir
  2. Estranha e bela esta espécie. Quanto mais vejo orquídeas mais me encanto com sua variedade, estranheza e beleza. Obrigada por nos presentear com esta visão maravilhosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço sua visita Josélia.
      abraços

      Excluir
  3. Muito bacana!
    Sua coleção é de tirar o chapéu.

    Feliz Natal!

    ResponderExcluir
  4. Aliás, mais um que não existe em nenhuma loja online, ou seja, tenho que matar a vontade apenas com suas fotos :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Luis Renato.
      Acho que ela multiplica logo, pois já está vindo 3 brotinhos. Quem sabe né.
      abraços

      Excluir
  5. Nossa nunca tinha visto, estou encantada com tanta beleza.

    Bjs...Nini

    ResponderExcluir
  6. que linda, nunca tinha visto uma dessas..parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Angela, ela é nova comigo.
      abraços

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...