terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Acianthera fockei

Trata-se de planta facilmente identificável pelas flores de sépalas muito mais compridas que os outros segmentos, espessas, largas e planas na extremidade, conferindo às flores a aparência de moscas pousadas sobre a folha
Acianthera fockei  do blogdabeteorquideas







Acianthera fockei é uma pequena espécie de orquídea (Orchidaceae) originária de Roraima, Pará, Amazonas e Mato Grosso, no Brasil, também na Guiana, Suriname e Venezuela, antigamente subordinada ao gênero Pleurothallis. É planta de tamanho médio, com caules aproximadamente do mesmo tamanho das folhas, estas lanceoladas e, se em locais claros, de cor púrpura. Inflorescência curta com cerca de três flores multicoloridas, de cores variáveis, onde predominam o verde, alaranjado e ocre. Trata-se de planta facilmente identificável pelas flores de sépalas muito mais compridas que os outros segmentos, espessas, largas e planas na extremidade, conferindo às flores a aparência de moscas pousadas sobre a folha. A porção final do labelo é larga e plana.1

Publicação e sinônimos

Acianthera fockei (Lindl.) Pridgeon & M.W.Chase, Lindleyana 16: 243 (2001).

Sinônimos homotípicos:

Pleurothallis fockei Lindl., Fol. Orchid. 9: 23 (1859).

Humboltia fockei (Lindl.) Kuntze, Revis. Gen. Pl. 2: 667 (1891).

Sinônimos heterotípicos:

Pleurothallis myrmecophila Hoehne, Relat. Commiss. Linhas Telegr. Estratég. Matto Grosso Amazonas 5: 47 (1915).

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre

13 comentários:

  1. Oi Bete! Fico impressionado com a quantidade e qualidade das florações em seu orquidário. Mal consigo acompanhar as postagens. Esta está belíssima, como todas as outras. Parabéns pelo excelente cultivo. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sergio
      Estou com 398 plantas mas, 80% são micros e ficam acomodadas em apenas 1/3 do orquidário, só estou adquirindo micros por esse motivo, não tenho mais espaço para plantas maiores.
      Realmente todos os dias tenho uma micro aberta, vou fotografando e guardando as imagens , postando apenas uma por dia.
      Obrigada Sergio
      abraços

      Excluir
  2. it's a very beautiful Acianthera with
    this big labelle.
    very nice.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei mesmo ela linda, o labelo é demais.
      abraços

      Excluir
  3. Bete eu não consigo entrar no fórum, sempre que digito o login e a senha aparece "Você especificou uma senha incorreta. Por favor, certifique-se de ter escrito uma senha correta e tente novamente. Se você continuar tendo problemas, por favor, contate o administrador." aí acreditando q esqueci a senha tentei redefinir, cliquei no "esqueci a senha" aí apareceu " Informação
    Uma nova senha foi enviada para o seu endereço de e-mail registrado." só que não chegou senha nenhuma, já olhei no spam e tudo, não chegou e-mail nenhum.
    Continuo sem poder falar com o administrador! =[
    Mais uma vez obrigada pela ajuda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enviei um e-mail agora, com os dados que recebí do administrador.
      abraços

      Excluir
    2. Estava me esquecendo, suas orquídeas fican em baixo de um telhado?
      - qual é a distância da telha até a orquídea?
      - que tipo de telha ?
      - Orquídea não gosta de ficar enxarcagas, só molhar quando estiver secas.
      -Phalaenopsis não gosta de muita claridade, queima a folha, pesquise folhas de orquídeas queimadas pelo sol.
      Não gosta de ficar muito tempo molhada, apoderece as raízes e folhas com mais facilidade que outras.
      As vezes dá a impressão de excesso de sol(não estou falando que seja tá)
      abraços

      Excluir
  4. As aciantheras são lindas demais, apesar de micros. Vou começar a adquiri-las, mas antes preciso arrumar uma câmera potente. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico cada vez mais apaixonada por elas.
      abraços

      Excluir
  5. Oi Bete, tem um pouco mais de 1 metro de distâncias da telha para as orquídeas, é telha de alumínio. Elas não ficam encharcadas, me preocupo muito com isso e acho q até deixei elas secas demais, como estava chovendo muito e a umidade do ar muito alta eu diminui as regas, acho q a Phaleanopsis secou muito por causa disso, o q pode ter originado aquela folha amarela seca dela.
    Excesso de sol tenho certeza q não é pq nao estava batendo sol nenhum nelas, pelo contrario, acho até q a falta de sol ajudou no aparecimento do fungo, tanto q agora estou colocando elas direto no sol por 2 horas, estou fazendo certo?

    Vim aqui para te falar que chegaram minhas duas mudinhas de micro orquideas q comprei, depois passa la no meu blog para ver, uma chegou bonitinha com flores e tudo, a outra so tem duas folhas =/
    Beijão!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. May
      Tente abaixar mais, dar uma distância bem maior do telhado de alumínio fica quente demais(na minha região) será que não estão cozinhando? 6 plantas com o mesmo sintoma e tão rápido? todas ao mesmo tempo?
      Meu orquidário que é coberto por sombrite as plantas ficam bem abaixo, como não é alto não posso nem pensar em uma cobertura de plástico na época de chuva pois na certa não cozinhar com o quentura do plástico.
      Passei para você um blog/cynthia que mostra folhas de orquídeas queimadas, para dar uma olhada.
      Abraços

      Excluir
  6. Linda microorquídea Bete. Parabéns.
    Abraços.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...