quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Phymatidium tilandisioides - Flor com 0,8 cm -Sudeste e Sul brasileiro

Phymatidium  falcifolium do blogdabeteorquideas

Phymatidium  falcifolium do blogdabeteorquideas





Phymatidium é um género botânico pertencente à família das orquídeas (Orchidaceae). Foi proposto por John Lindley em The Genera and Species of Orchidaceous Plants 209, em 1833. O nome do gênero refere-se à pequena dimensão e delicadeza dessas plantas.

Distribuição

 É gênero composto por cerca de uma dezena de espécies  epífitas, muito delicadas e pequenas, de crescimento cespitoso, que ocorrem sobre e galhos e raminhos musgosos, todas das florestas úmidas e sombrias do sudeste e sul Brasileiros.

  Descrição

 São espécies de pseudobulbos aparentemente nulos, que apresentam aglomerados de raminhos herbáceos com folhas dísticas, planas, juntas ou espaçadas, por vezes algo suculentas outras vezes com aparência gramínea, flácidas, alongadas, estreitas, sem nervuras aparentes, no ápice desses raminhos surgem as inflorescências, eretas, comportando até quinze flores minúsculas.
 As flores têm segmentos brancos, muito delicados, estreitos, acuminados, membranáceos, quase translúcidos, livres, planos e bem espalmados, em regra com um calo carnoso transversal de formado variado, mais comum concheado, e cor verde no labelo. O labelo é inteiro. A coluna destaca-se bem, perpendicularmente ao resto da flor, não apresenta prolongamento podiforme mas por vezes tem um espessamento na base que assemelha-se a um segundo calo no labelo, têm duas aurículas laterais terminais, rostelo curto ou nulo, e com grande antera alongada e algo transparente na extremidade, com duas polínias.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre
Foto e cultivo : Elisabete Delfini

9 comentários:

  1. Uma belezinha. Postei o meu ontem, mas não acertei nas fotos... as suas ficaram show!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu blog está de cara nova ou foi impressão minha.
      Quando entrei de férias pensei em mudar para Visualização Dinâmica mas mudei de idéia quando lí a Estatístida de Vizualização, preferi ficar com o tradicional que não dá uma visão ilusória de aumento de trafego (minha opinião tá)
      abraços

      Excluir
  2. One of my favorite orchids and beautifully photographed. I'm seeing a lot of things I want on your blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ron, ela é linda mesmo.
      Também faço listinha de plantas que vejo em outros blogs.
      abraços

      Excluir
  3. Lindas flores. Miniaturas deliciosas. Abraços

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...