quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Anathallis breviscapa

Apresentam curto rizoma e ramicaules unifoliados quase sempre mais ou menos aglomerados, de praticamente incospícuos até do mesmo comprimento das folhas, com folhas delicadas crescendo próximas formado pequenas touceirinhas.
 
Anathallis breviscapa do blogdabeteorquideas





Panmorphia
Distribuição
São cerca de sessenta espécies pequenas ou minúsculas, de crescimento cespitoso, raro reptante, que podem formar pequenos tapetes sobre as superfícies muscosas dos galhos onde vivem, existem por toda a América Latina, porém a maioria, cerca de quarenta no Brasil, onde vivem em florestas sombrias e bastante úmidas.
 Descrição
Apresentam curto rizoma e ramicaules unifoliados quase sempre mais ou menos aglomerados, de praticamente incospícuos até do mesmo comprimento das folhas, com folhas delicadas crescendo próximas formado pequenas touceirinhas. A delgada inflorescência é curta ou alongada com flores solitárias mas sucessivas, fasciculadas, florescecendo durante meses sem parar no mesmo local na extremidade da inflorescência, sem que esta se alongue mais.
As flores são membranáceas de cores variadas com certa predominância de tons róseos. As sépalas podem ser livres ou com sépalas laterais variadamente concrescidas. As pétalas costumam ser muito menores que as sépalas, não raro acuminadas ou terminando em ápice espessado e transparente, de diversos formatos, como se ali estivesse depositada uma gotícula de água, freqüentes de margens parcialmente serrilhadas. O labelo não raro é pubescente ou ciliado, comum estreito ou ligulado, frequentemente com pequenos lobos laterais na metade, pode apresentar no disco dois calos longitudinais mais altos perto da base; é articulado com o pé da coluna e ali eventualmente estão presentes dois pequenos apêndices ou pequenos lobos dos lados da articulação. A coluna é grande ou alongada.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

 

 

6 comentários:

  1. Que interessante. Gostei da cor desta florzinha. Vai para a lista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a primeira vez que flore comigo, também gostei muito.
      abraços

      Excluir
  2. Bete, pelo pouco de pesquisa e estudo q faço pra mim é Panmorphia breviscapa. Abç.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...