sábado, 30 de março de 2013

BLC alma kee 'Tip Malee'

A ânsia de perfeição leva os homens a fazerem cruzamentos cada vez mais apurados em busca da melhor planta, seja na resistência às pragas, na duração e dimensão da flor, na adaptação a outras temperaturas, à frequência e data de floração, etc.
BLC alma kee 'Tip Malee' do blogdabeteorquideas



 
Orquídea Híbrida "Porque Hibridar"
 
Há muitas razões evocadas por orquidófilos, pesquisadores, comerciantes e curiosos, desde o entusiasmo de um iniciante e o sonho de alcançar a fana por criar um híbrido sensacional, passando por pesquisadores conscientes e chegando à maior parcela dos atuais são da flor, na adaptação a outras temperaturas, à frequência e data de floração, etc.dos atuais hibridadores que são alguns comerciantes, sempre necessitando de novidades ara atender à crescente denanda do consumo.

Mas o que é a planta ? Basicamente é o cruzamento de suas espécie diferentes. Mas ao contrário do que se poderia imaginar, as flores híbridas, mesmo as mais belas não têm o mesmo valor das espécie. Por que?

Porque, em geral as espécie já estão quase todas registradas pelos orquidófilos, pesquisadores ou não. É obra da natureza e não pode ser criada pelos homens. Isto significa que terá sempre o seu valor, mesmo que não seja tão bela.

Já o mesmo não ocorre com os híbridos, pois a ânsia de perfeição leva os homens a fazerem cruzamentos cada vez mais apurados em busca da melhor planta, seja na resistência às pragas, na duração e dimensão da flor, na adaptação a outras temperaturas, à frequência e data de floração, etc.

As possibilidades de cruzamento são tantas que a cada ano surgem novas flores supervalorizadas em detrimento das dos anos anteriores que deixaram de ser novidades. Claro que só são divulgados e miltiplicados os cruzamentos que dão certo, ou seja, que atingem o objetivo. Mas atrás deles há inúmeros fracassos. Tentativas que "criam" flores apagadas, cheias de problemas e que não recompensam em nada o trabalho que se teve com seu cultivo até a floração.

Este é o perigo dos cruzamentos feitos a esmo sem a devida pesquisa e seleção das plantas que serão usadas como matrizes.

Manual de Cultivo de Orquídeas - Volume 2º da AOSP

Denitiro Watanabe e Márcia Sanae Morimoto

Foto e cultivo : Elisabete Delfini

6 comentários:

  1. Sem falar da importância do texto, mais uma vez uso a expresão "sem comentários" para a beleza dessas flores; e que nome sugestivo!! Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jalonunes
      realmente tem híbridos que ficamos de boca aberta.
      abraços

      Excluir
  2. Olá
    Vi seu blog na lista de divulgação do blog - Blogueiras Unidas
    Vim visitar e estou seguindo
    Lindo Blog, Amei!!!
    Convido para conhecer meu blog
    http://www.meuespelhoqueodiga.com.br/

    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Que labelo é este?!?!?

    Será que encontro uma destas para vender?

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu soubesse que queria....
      Para liberar espaço, doei uma dessa.
      abraços

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...