sábado, 20 de abril de 2013

Cattleya walkeriana - Variações de colorido

As flores apresentam-se de diversas formas e coloridos, abaixo as variações de colorido dentro da espécie:

ALBA - pétalas, sépalas, lóbulos laterais e lóbulo medial de colorido branco puro, apenas com estrias de colorido amarelo que saem por baixo da coluna e seguem até pouco antes do meio do lóbulo.
 ALBESCENS - pétalas, sépalas, lóbulos laterais e medieval com colorido branco, porém com nuances quase imperceptíveis ou pouco visíveis de colorido róseo em alguma ou algumas das extremidades.

COERULEA - Pétalas e sépalas apresentam colorido violeta (azulado) de intensidade variável e lóbulo medial também com o mesmo colorido, porém com maior intensidade.



COERULESCENS - pétalas, sépalas, lóbulos laterais e medial com o mesmo colorido violeta(azulado) de pouca intensidade, algumas vezes também chamada "concolor coerulea"

CONCOLOR - pétalas, sépalas, lóbulos laterais e medial apresentam colorido homogêneo, variando do rosa pálido ao rosa mais escuro.

LILACÍNEA - pétalas, sépalas, lóbulos laterais e medial apresentam colorido intermediário ao lilás das típicas e o violeta das coeruleas, em sua maioria com menor intensidade.

LILÁS (típica) - pétalas e sépalas de colorido lilás de intensidade variável e lóbulo medial sempre com colorido mais intenso.

ROSADA - pétalas e sépalas de colorido rosado mais claro, e lóbulo medial também com colorido rosado, porém com colorido um pouco mais intenso.

RUBRA - pétalas, sépalas, lóbulos laterais e medial com colorido lilás muito intenso, tendo também o mesmo colorido intenso na coluna.

 SEMI ALBA - pétalas e sépalas de colorido branco puro, com colorido lilás  apenas em seu lóbulo medial, podendo ter tamanho, forma e intensidade variável.

SUAVÍSSIMA - pétalas e sépalas de colorido branco com nuances de colorido rosado bem claro. Lóbulo medial de colorido rosado com menor intensidade.

SUAVE - pétalas e sépalas de colorido branco com nuances de colorido rosado, porém com lóbulo medial de colorido lilás bem intenso.

 
VINICOLOR - pétalas e sépalas de coloração rosada, na tonalidade de cerâmica, com intensidade variável e geralmente possuem colorido desbotado.
Espécie bem rústica o que a torna fácil para o cultivo e bem indicada para orquidófilos iniciantes.

 
Aceita bem qualquer tipo de substrato, desde o sphagnum, até a fibra de xaxim, mas por ser uma espécie epífita, responde melhor ao plantio em madeira, como os troncos ou casca de árvores de casca rugosa, como a peroba, mais indicada e usada pela maioria dos orquidófilos.

Por ser uma planta de fácil adaptação, pode ser cultivada em diversos locais, como um telhado, estufas, ripados ou mesmo ao natural, desde que fixadas em árvores vivas como palmeiras, dracenas, ipês, laranjeiras e outras mais.

Quando cultivadas em orquidários,  respondem  melhor quando colocadas em locais com maior luminosidade, temperaturas não muito baixas e umidade relativa acima dos 30%., principalmente durante a noite.
 
Devido ao seu metabolismo, os estômatos da Cattleya walkeriana permanecem praticamente fechados durante o dia, evitando assim, a perda excessiva de água nesse período. Daí a vantagem de se molhar adubar as plantas dessa espécie principalmente no período que compreende o final do dia e começo da noite, pois além de aumentar e manter a umidade durante esse período que os estômatos estarão abertos, facilitando assim a absolvição da água e dos nutrientes.
 

Jornal do Orquidófilo - Ano I - Nº 2
http://jornaldoorquidofilo.blogspot.com.br/
Fotos : Fotografadas do jornal do orquidófilo

Fernando Terra Manzan - Uberaba-MG

Mário Sérgio Bucchianeri Cunha – Uberaba-MG

Comtinua  : A Evolução da Cattleya Walkeriana

 


 

 

4 comentários:

  1. Belas diversificações desta orquídea hein! Em cada tom uma beleza maiúscula! Boa noite!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Iteressante, esta matéria do Jornal do Orquidófilo.
      Obrigada Jalon
      abraços

      Excluir
  2. Seu blog é tentador! Suavemente nos acolhe e dá vontade de ficar horas em suas lindas postagens, Beth.
    Fico sempre com vontade de compartilhar lá na comunidade! Posso? :)
    Obrigada! Deixo um abraço e votos para uma ótima semana!!!
    Helô Spitali

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada.
      Pode compartilhar, fique a vontade.
      Abraços e a você também

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...