sexta-feira, 26 de abril de 2013

Specklinia colorata

Specklinia é um género botânico pertencente à família das orquídeas (Orchidaceae).
Specklinia colorata do blogdabeteorquideas

 Foi proposto por John Lindley em The Genera and Species of Orchidaceous Plants 8, em 1830, e seu lectótipo designado por Garay e Sweet é o Epidendrum lanceola, espécie da América Central e Jamaica descrita por Swarts em 1788.

Taxonomia

 Até recentemente Luer vinha tratando este gênero como subgênero de Pleurothallis, entretanto em 2001, Mark Chase et al., publicaram no American Journal of Botany um estudo preliminar sobre a filogenia desta subtribo que sugere diferente tratamento. Segundo os resultados encontrados, este subgênero, deveria ser dividido, em parte elevado à categora de gênero, em parte transferido para Anathallis.

 De acordo com a proposta de Chase et al. formariam este gênero as secções Hymenodanthe, Muscariae e Tribuloides de Specklinia; os subgêneros Empusella e Pseudoctomeria de Pleurothallis, além do gênero Acostaea. Destes todos apenas das duas primeiras seções existem exemplares no Brasil.

O conceito de Luer sobre Specklinia, publicado em 2007, é ainda mais restrito, e inclui somente pouco mais de uma dúzia de espécies que correspondem apenas à subsecção Longicaulae da secção Hymenodantae. A planta tipo desta secção é a Pleurothallis grobyi Batem. ex. Lindley, agora Specklinia grobyi.

O gênero Specklinia vem inserido no sexto grande clado da subtribo Pleurothallidinae na seguinte ordem de gêneros: Andinia, Dryadella, Specklinia, Acostaea, Platystele e Scaphosepalum. O sétimo grupo está inserido entre os clados formados por Pleurothallis e Stelis de um lado e Luerella do outro.

 
Descrição

 São plantas pequenas, de caules curtos e inflorescência racemosa, normalmente mais longa que as folhas, com flores abertas de forma simultânea; as flores com pétalas membranosas simples e coluna grande ou alongada, geralmente com dentes e antera ventral, e labelo simples articulado com o pé da coluna.

Foto e cultivo : Elisabete Delfini
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

9 comentários:

  1. Mas é mt pequena Bete: o palito de fósforo se agigante perto dela, mas ela é tão lindinha que o enxota. Boa noite!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo, fotografei uma hoje parece até menor.
      Obrigada Jalon e um lindo final de semana
      abraços

      Excluir
  2. Oi, Bete! Mais uma fantástica micro-orquídea da sua bela coleção! Adorei a última foto, que impressionante o tamanho desta flor!

    Aproveito para agradecer por me adicionar no Google+. Já a adicionei aos meus contatos, que ótimo vê-la por lá!

    Um grande abraço,

    Sergio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sergio... ela é muito linda mesmo. Obrigada.

      Eu que agradeço estou lá com ajuda do Jalon
      a quem também agradeço muito.

      abraços

      Excluir
  3. Beautiful and like the match used for comparison. It really gives a good idea of how tiny these flowers are.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ron difícil de fotografar.
      São muitas fotos para escolher a melhorzinha.
      abraços e obrigada

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...