segunda-feira, 13 de maio de 2013

Octomeria sp.

O gênero Octomeria foi proposto pelo botânico inglês Robert Brown em Hortus Kewensis;The second edition 5: 211, em 1813, baseando sua descrição na espécie anteriormente descrita por Lineu como Epidendrum graminifolium que então passou a chamar-se Octomeria graminifolia.

Habitat


Octomeria conta com cerca de cento cinquenta espécies epífitas, algumas muito parecidas e difíceis de separar, ocasionalmente rupícolas ou humícolas, raramente terrestres, mais ou menos robustas, de crescimento cespitoso, distribuídas da Costa Rica ao Paraguai, mais de cento e dez em solo brasileiro, considerado seu centro de dispersão, a maioria em áreas mais ou menos sombrias e úmidas.

 
Descrição

São plantas dotadas de rizoma curto e de caules normalmente finos que não formam pseudobulbos, também chamados ramicaules, encimados por uma única folha grande ou pequena, teretiforme ou plana, geralmente coriácea. Poucas espécies apresentam caules curtíssimos e folhas carnosas como as que encontramos em Pleurothallis leptotifolia. A inflorescência é muito curta, brota do ápice do ramicaule, quase sempre com muitas flores solitárias em fasciculos, raramente poucas ou apenas uma, em regra de tons esmaecidos de amarelo, algumas espécies são muito perfumadas. Costumam florescer abundantemente mesmo nos caules antigos, durante anos a fio. Conforme o tipo de folhas, planas ou roliças, são divididas em duas principais seções.


 As flores com pétalas e sépalas largas, livres e iguais, porém em poucas espécies as sépalas laterais podem apresentar-se parcialmente ou totalmente concrescidas e as pétalas então menores. O labelo, pendurado no pé da coluna, quase sempre curto, largo, lobado ou inteiro, com extremidade ou margem obtusa ou serrilhada, não raro com um par de carenas mais ou menos na metade de seu comprimento. Como já mencionamos, têm oito polínias iguais.


 
 Algumas espécies de Octomeria são muito similares a espécies incluídas nos gêneros Myoxanthus e Anathallis, dos quais são diferenciadas principalmente pelo número de políneas, pela inflorescência monanta e ausência de pilosidades na base do ramicaule.


 Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre

Fotos : Elisabete Delfini
 
 

“CUIDADDOS ESSENCIAIS PARA MANTER A SAÚDE DAS PLANTAS NOS ORQUIDÁRIOS”
http://blogdabeteorquideas.blogspot.com.br/2012/10/cuidados-essenciais-para-manter-saude.html

10 comentários:

  1. Oi, Bete! Que linda, adoro as Octomerias. Nunca havia visto uma foto tão perfeita e detalhada da flor. Para variar, não poderei ajudar na identificação, mas achei a cor desta espécie um espetáculo, de uma tonalidade mais acentuada. Parabéns pela planta e pelas fotos!

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço mesmo assim.
      Também gosto dela. Obrigada Sergio
      abraços

      Excluir
  2. Oi Bete! Dei uma pesquisada e achei pouca coisa confiável sobre essa planta, vou continuar pesquisando... Se souber alguma coisa te falo. Abç.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Flávia
      Acho octomeria difícil de identificar.
      abraços e obrigada

      Excluir
  3. Oi Bete, postei 1 foto sua p um amigo meu q entende mto e ele me disse q não é facil diagnosticar essa espécie e q graminifloia não é pq não existe esse nome veja o comentário: Luiz Filipe Varella oi Flávia Simões. É difícil 'diagnosticar' espécies de Octomeria, mas com certeza não é O.graminifolia porque não existe esse nome. Deve ser a Octomeria grandiflora. As folhas são longas (15cm ou mais) e com uma largura de até uns 2cm?
    O restante da explicação passei por email p vc.
    Espero ter ajudado. Abç.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Flávia
      De coração, vou ver o e-mail
      abraços

      Excluir
  4. in the text you mention pseudobulbs
    but on of the particularities of Pleurothallidinae is to have no pseudobulbs.
    The Octomeria are Pleurothallidinae.

    I think it's octomeria grandiflora,
    But it is difficult to determine the species of a photo.

    abraços

    Dominique.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dominique

      Não formam pseudobulbos.

      Realmente é difícil.
      A grandiflora tem folhas com largura em torno de 2 cm, esta a folha é estreita e quase que roliça, estou quase apostando na graminifolia.

      Obrigada e abraços

      Excluir
    2. Ok Elisabete.
      I don't understand why you talk about pseudobulb.
      Octomeria grandiflora has no fragrance
      but Octomeria graminifolia has a fragrance.
      You can feel the flower to see.
      this is not a method of determining this can help.

      Excluir
    3. O texto diz ausência de pseudobulbo,não tem pseudobuldo.

      ela tem sim um aroma gostoso parecido com canela.

      abraços, obrigada e uma linda noite de sábado

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...