quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Acianthera hamosa


Pleurothallis hamosaPleurothallis hamosa






Acianthera hamosa

Acianthera prolifera é uma espécie de orquídea (Orchidaceae) originária da Venezuela, Bolívia e dos estados de São Paulo à Bahia, no Brasil, antigamente subordinada ao gênero Pleurothallis.1 São plantas robustas, de tamanho médio, com rizoma espesso e reptante, subcespitosas, com caule secundário mais largo no ápice que na base, triangular no ápice, ereto e espesso, rígido, com folhas de de largura variável, acuminadas, folhas espessas, pouco ou muito côncavas, eretas ou pendentes do caule, de verdes a roxo acinzentado ou vinho escuro, com inflorescências curtas apoiadas sobre as folhas, com até dez flores que não se abrem muito e têm as extremidades acuminadas.
Trata-se de espécie bastante variável e, conforme o autor consultado, pode ser dividida em duas espécies: A. prolifera e A. hamosa, no entanto as diferenças entre elas são sutis e sua variação é contínua de modo que não é fácil separar as variedades intermediárias. Preferimos traze-las juntas aqui uma vez que não há consenso sobre quais a aceitação da A. hamosa. A tendência dos orquidólogos brasileiros é aceitar duas espécies diferentes.2 A tendência dos estrangeiros é juntar algumas e aceitar outras.
A Acianthera hamosa, têm folhas muito espessas, em concha de modo que as flores podem ser vistas só de frente. As folhas dessa variedade sempre são largas e pendentes do caule. É mais robusta e de folhas mais escuras, flores maiores e mais arredondadas
Origem: Wikipédia; a enciclopédia livre

4 comentários:

  1. Oi, Bete! Mais uma bela obra de arte em miniatura! Que espetáculo, parece que foi especialmente desenhada e pintada para contrastar com o fundo verde. Suas fotos, como sempre, ficaram show. Parabéns!

    Muito obrigado pela visita e pelo apoio lá no blog. Adorei!

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Que beleza , estas minis,já imaginou
    bem grande , que maravilha.

    bjs

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Será que ficaria tão linda?
    acho que não Simone.
    abraços

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...