terça-feira, 3 de setembro de 2013

Aporum anceps

Ditulima anceps, Dendrobroim anceps, Callista anceps

Ditulima anceps, Dendrobroim anceps, Callista anceps




Aporum 

Aporum é um género botânico pertencente à família das orquídeas, Orchidaceae. É formado por cerca de oitenta espécies de plantas epífitas, geralmente pendentes, sem pseudobulbos, de flores pequenas que duram cerca de um mês, originárias do sudeste asiático. Algumas espécies, apesar de pouco vistosas, são frequentes em cultivo no Brasil, mais como curiosidades que pela sua beleza. Geralmente de vegetação interessante, à distância algumas espécies podem dar a impressão de serem samambaias. São plantas resistentes e de fácil cultura. Muitas florescem diversas vezes ao ano.
Distribuição
Ocorrem em diversas ilhas do sudeste asiático e Península da Malásia, sempre em baixas altitudes. Seu centro de dispersão é considerado serem as Ilhas de Sonda onde mais espécies ocorrem. Concentram-se em Borneu, com 32 espécies e Sumatra, 27. A espécie com mais ampla dispersão é o Aporum anceps, que chega até o Nepal.
Descrição
Aporum facilmente diferencia-se de Dendrobium pelas suas suculentas folhas achatadas dispostas de maneira alternada em caules muito finos, não espessados em pseudobulbos. As pequenas flores são de cores pouco vistosas, geralmente pálidas ou brancas, ocasionalmente listadas ou púrpura. As espécies de folhas com secção circular costumam ser classificadas na seção Strongyle.
Howard Page Wood divide este gênero em três grupos de espécies: Um grupo mais primitivo, com apenas uma ou duas flores nos nós de ondem nascem as folhas ao longo dos caules, como por exemplo o Aporum anceps; um segundo grupo onde ocasionalmente as folhas são menores na extremidade dos caules e que apresentam flores apenas na região terminal dos mesmos, representado pelo Aporum spatella; e o terceiro grupo, de espécies cuja terminação dos caules é formada apenas por brácteas foliares de onde brotam as flores, como no Aporum distichum. Não existem membros da seção Strongyle no primeiro grupo.equenas, que habita do Sikkim à Indochina.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
..........................
Aporum anceps (Sw.) Lindl., Gen. Sp. Orchid. Pl.: 71 (1830).
 * Dendrobium anceps Sw., Kongl. Vetensk. Acad. Nya Handl. 21: 246 (1800).
Ditulima anceps (Sw.) Raf., Fl. Tellur. 4: 41 (1838).
Callista anceps (Sw.) Kuntze, Revis. Gen. Pl. 2: 654 (1891).

4 comentários:

  1. Linda Bete. Eu nunca vi qualquer espécie do género. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angel , vieram poucas flores e ela e bonitinha mesmo.
      abraços

      Excluir
  2. Preciosos macros. Un abrazo.
    JB

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...