quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Oncidium croesus


Alatiglossum croesus, Kleberiella croesus , Oncidium longipes

Alatiglossum croesus, Kleberiella croesus , Oncidium longipes



Oncidium croesus
Espécie epífita da Sera do Mar, com pseudobulbos fusiformes e curtos, de 5 cm de altura, portando duas ou três folhas estreitas, de 10 cm de comprimento, de cor verde-claro. Hastes Florais eretas e ramificadas com até 5 flores. Flor de 2 cm de diâmetro com pétalas e sépalas maron-claro. Labelo vistoso e largo, arredondado e com lóbulos laterais também arredondados e largos. Esses segmentos são de cor amarelo-ouro. Floresce no início da primavera.
Revista o Mundo das Orquídeas – Ano 2 – Nº 8
..................
Oncidium croesus
O Oncidium croesus , também chamado de “dama dançante” por causa de seu labelo que se assemelha a uma bailarina, é uma espécie de orquídeas da subfamília Epidendroideae da família das Orquidáceas.
Etimologia
Do latim "Croesus" = exuberante, opulento. Por causa da grande quantidade de flores em sua floração. Sinônimo: Oncidium longipes Hooker. não Lindley
Habitat
Esta espécie é nativa do Brasil, do estado do Rio de Janeiro. Orquídea epífita que se desenvolve em áreas de alta luminosidade a meia sombra, em bosques de montanha baixa.
Descrição
O Oncidium croesus é uma orquídea de numerosas flores de pequeno tamanho, de 2 cm de diâmetro. Possui pseudobulbos grossos e curtos de que saem em forma apical várias folhas oblongo-lanceoladas e coriáceas de 5 cm, entre as quais se desenvolvem as hastes florais paniculadas com 2 a 3 flores por cada ramo ou racimo. A inflorescência está densamente preenchida com numerosas flores pequenas. Floresce em Outubro.
Cultivo
Se desenvolve melhor em terra ácida com pH de 5. Tem preferência por ar seco, com muita claridade ou com sombra moderada. Regar moderadamente na primavera e no verão, e no período de inverno com regas escassas até que permaneça seco, com menor frequência, quando os pseudobulbos estiverem totalmente maduros.
Sinônimos

Alatiglossum croesus (Rchb.f.) Baptista
Kleberiella croesus (Rchb.f.) V.P.Castro & Cath.
Oncidium longipes var. croesus (Rchb.f.) H.J.Veitch
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

6 comentários:

  1. ¡¡¡ Impresionante!!!. Tanto como todas las fotos que compartes. Un abrazo.
    JB

    ResponderExcluir
  2. Olá Elisabete,
    Mais uma maravilha "vinda" do Brasil. Sou um apreciador do género Oncidium e este é muito bonito. Parabéns.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Gorgeous little Oncidium. It's always been one of my favorites and I should try it again.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...