domingo, 2 de fevereiro de 2014

Cultivo de micro-orquídea - TESTE 1

Com o calor terrível e o sol fortíssimo na região de Americana, minhas plantas estão sofrendo muito, especialmente as micro-orquídeas. Meu orquidário está com dois sombrite de 70% e exatamente onde estão as Dráculas e Masdevallias coloquei outro. Tenho molhado as micros de manhã e a tarde já estão secas, aí pulverizo para refrescar. Mesmo assim  perdi três Dráculas.

Um método bom para se cultivar é colocar pedras ou areia grossa em pratos e deixar água no fundo. Com o calor a água vai evaporando. Para isso, acho que a bancada seria o melhor, e sinceramente não gosto de bancada, já tive e não gostei do resultado no meu ambiente.

Pesquisando na net encontrei este blog: http://orquideasfabiojr.blogspot.com.br/2013/04/vaso-umido-para-micro-orquideas.html, matéria bem explicada e um método legal. O Fábio postou fotos antes e depois, o método realmente funcionou. A partir da ideia dele, pensei no método abaixo, que acho mais fácil e com a mesma eficácia.

Bem, estava aguardando o outono (começa refrescar) para iniciar o replante  das pequenas. Costumo replantar de dois em dois anos, mas acho que neste ano não vai dar. Como meu tempo é curto, pensei em iniciar já. Fiz dois teste e hoje vou postar um. Se puderem me ajudar, agradeço.

TESTE 1

Material

 Utilizei um potinho descartável com tampa e furei (é possível furar várias tampas ao mesmo tempo). Sempre que molhar, este potinho se completará de água. Assim, com esse calor, a água passará o dia evaporando e refrescando a planta.
Importante dizer: não há perigo de se tornar criadouro de dengue, pois o potinho estará embaixo do substrato e da planta, portanto, inacessível ao mosquito.

Após replante


Vaso 1: Dá para perceber que o substrato  já está ruim e apesar de ter sido molhado ontem a tarde (quando vou adubar molho a tarde) já está seco.
Vaso 2: Já replantada e o substrato está levemente úmido.


10 comentários:

  1. Realmente parece funcionar, mas certamente vc precisará fazer mais testes e aguardar pacientemente os resultados! É certo que conseguirá!
    Boa sorte, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já estou ficando desesperada. Vou replantar mais algumas e ver.
      Obrigada Jalo. Abraços

      Excluir
  2. ESSAS MENINAS MERECEM TODO CUIDADO.VOCÊ É MUITO CAPRICHOSA! ABRAÇOS !

    ResponderExcluir
  3. Sorry to hear that your plants, especially the minis, are not doing well and hope your efforts are successful, I've found that clay pots do help with keeping plants cool, especially the roots.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente Ron
      No final de semana encontrei uma tela aramada, pendurei e no sábado passei o dia observando o sol e acho que, encontrei um lugar bom para as Dráculas e Masdevallias.
      Obrigada Ron
      Abraços

      Excluir
  4. Oi, Bete, que pena! Minhas pouquíssimas micro-orquídeas também estão sofrendo com o calor. Gostei bastante do método, torço para que seus testes deem certo.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sergio
      Tenho que observar e analisar bem, para tomar uma decisão.
      Obrigada e abraços

      Excluir
  5. Muito interessante !, vou também testar por aqui, mas vou esperar que a chuva volte,para que passem o inverno no modelo.
    Draculas e Masdevalias não cultivo pelo motivo do clima que estamos agora, muito calor, bem acima do tolerado pela maioria delas, mas quem sabe com esse método elas se adaptem, vou aguardar no futuro novas postagens do resultado.
    Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante é , se vai funcionar só esperando pra ver.
      Sou um pouco resistente a mudanças. Hoje vou colocar vários e vários pratos com pedra e água.
      Vamos aguardar.
      Abraços e Obrigada

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...