sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Acianthera pubescens

Pleurothallis pubescens




Pleurothallis pubescens


Acianthera pubescens - variedade 1
Sinônimos: Pleurothallis pubescens, Pleurothallis riobranquensis
Origem:  Espécie de mais ampla dispersão entre as plantas deste gênero, pois  provavelmente existe em todos os países da América Latina, exceto Chile e Uruguai. No Brasil, há registros para os estados do sul, além de São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Bahia.
Dimensão da Flor:  1 cm
Época da Floração:Verão
Foto e cultivo:  Elisabete Delfini
Descrição: Acianthera pubescens é uma espécie de orquídea (Orchidaceae) que existe do México à Argentina.1 No Brasil, há registros para os estados do sul, além de São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Bahia.2 São plantas de tamanho médio, com caules aproximadamente do mesmo tamanho das folhas, estas lanceoladas de tons verdes variáveis, ou pintalgadas, ou inteiramente púrpura; inflorescência mais curta que as folhas com cerca de oito flores multicoloridas, de cores variáveis, onde predominam o verde ou branco, normalmente com muitas listas púrpura.
Espécie de mais ampla dispersão entre as plantas deste gênero, pois existe provavelmente existe em todos os países da América Latina, exceto Chile e Uruguai, sua variabilidade é muito grande e por esta razão tem diversos sinônimos. Alguns deles possivelmente, como a A. smithiana que tem inflorescênca muito curta com flores de labelo com calos bastante diferentes, e a A. janeirensis, com flores muito mais claras, estreitas e menos abertas, em inflorescência mais ereta, seriam meritórios de serem espécies por sua morfologia cuja diferença é maior do que seria de se considerar dentro da variabilidade de uma espécie.


Pesquisa : Revista O Mundo das Orquideas – Wikipédia; a enciclopédia livre – Orchidstudium, Manual de cultivo da AOSP

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Miltonia regnellii

Oncidium regnellii


Oncidium regnellii




Miltonia Regnellii
Sinônimos: Oncidium regnellii
Origem: As plantas são encontradas nos estados brasileiros de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul,
Dimensão da Flor: 6,5 cm
Época da Floração: Primavera
Foto e cultivo:  Elisabete Delfini
Descrição: Rústica espécie epífita que vegeta na Serra do Mar sobre as árvores, em locais bastante ensolarados. Planta viçosa, com pseudobulbos de 10 cm de altura, lateralmente comprimidos, alongados e bifolhados. Folhas lineares, rígidas e acuminadas, de cor verde amarelada. Escapos florais munidos de grandes brácteas e com belas flores de diâmetro alvacentas ou de delicado colorido creme rosado. Labelo Largo e arredondado, púrpura-arroxeado. Existem diversas variedades, entre as quais destacamos a virginalis, totalmente branca, e a citrina, com pétalas e sépalas amarelas. 


Pesquisa : Revista O Mundo das Orquideas – Wikipédia; a enciclopédia livre – Orchidstudium, Manual de cultivo da AOSP

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Acianthera limae ou ???? ajudinha

Pensei na prolifera mas,  é mais alta, folhas menores, flor maiores, mais estreitas e mais clara.









quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Acianthera rostellata

Pleurothallis rostellata, Acianthera enianthera

Pleurothallis rostellata, Acianthera enianthera


Pleurothallis rostellata, Acianthera enianthera


Pleurothallis rostellata, Acianthera enianthera

Acianthera rostellata

Sinônimos: Pleurothallis rostellata, Acianthera enianthera

Origem:  Originária dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, Brasil

Dimensão da Flor: acredito ter de 0,5mm a 1 cm

Época da Floração: Verão/Outuno (1ª e 2ª floração-minha planta)

Foto e cultivo:  Elisabete Delfini

Descrição: Acianthera rostellata é uma espécie de orquídea (Orchidaceae) originária dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, Brasil, antigamente subordinada ao gênero Pleurothallis. Trata-se de pequena planta reptante, com folhas paralelas ao substrato, mais ou menos do porte e aparência da Acianthera recurva, porém com folhas mais acanoadas, mais duras, e levemente cordiformes, com superfície áspera intensamente rugosas ou verrucosa, e inflorescência curta com cerca de três flores creme miudamente pintalgadas de púrpura. A Acianthera enianthera descrita em 2012 é seu sinônimo.


Pesquisa : Revista O Mundo das Orquideas – Wikipédia; a enciclopédia livre - Orchidstudium
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...